header top bar

section content

Governo do Estado promove Mostra Jovem Paraíba com resultados de aprendizagem

O evento terá início a partir das 18h do dia 27 e contará com a presença de representantes da Secretaria da Mulher e Diversidade Humana e Empreender – PB.

Por Priscila Belmont

26/10/2016 às 09h43

Governo promove Mostra Jovem PB (Foto ilustrativa)

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE) realizará, de 27 a 29 de outubro, no Hotel Litoral, em João Pessoa, o evento Mostra Jovem Paraíba, voltado para a juventude do ProJovem Urbano do Estado da Paraíba. A mostra trará a apresentação dos resultados das aprendizagens dos jovens que fazem parte do programa, nas dimensões da Qualificação Profissional e da Participação Cidadã, ao longo da edição de 2014 do ProJovem Urbano, que se encerra em novembro.

O coordenador geral do ProJovem Urbano na Paraíba, Francisco Eleutério de Oliveira Junior, destacou a importância do evento e o protagonismo dos jovens no programa. “Para nós, que fazemos a execução de um programa voltado totalmente para a juventude, realizar um encontro desta natureza que se propõe a integrar os jovens das mais diferentes regiões de nosso Estado, de culturas e costumes, é de uma grandeza e de muito respeito à dignidade humana, por todos estes jovens que são os verdadeiros protagonistas do nosso trabalho”, contou o coordenador.

O evento terá início a partir das 18h do dia 27 e contará com a presença de representantes da Secretaria da Mulher e Diversidade Humana e Empreender – PB, que estarão dialogando com a juventude da Paraíba sobre “A Qualificação Profissional e a Participação Cidadã como espaços de oportunidades para as juventudes”.

A mostra terá oficinas voltadas para as artes visuais, cênicas, dança e música. Também será realizado um workshop de Grafitagem com a Arte Educadora Elisabeth Carneiro, que desenvolverá com os jovens a produção de painéis de expressão coletiva. Os painéis serão desenvolvidos por grupos de jovens, divididos por região, inclusive os jovens privados de liberdade, que estão matriculados no programa e serão acompanhados pelos agentes penitenciários representantes da Secretaria de Segurança Pública Estadual, por meio da Gerência Executiva de Ressocialização.

Durante a mostra também serão realizadas atividades de participação e protagonismo da juventude do programa. O objetivo dessas atividades será revelar o potencial de cada aluno, que poderão participar das seguintes atividades:

Talentos Jovens – Na abertura e encerramento do evento serão realizadas apresentações de talentos com expressões culturais de dança, música, poesia, entre outras.

Oficinas Temáticas – Serão desenvolvidas em sala, de acordo com as expressões de artes visuais, cênicas, música ou dança e as aprendizagens dos componentes curriculares “Qualificação Profissional” e “Participação Cidadã”. No espaço da sala de aula, os jovens, juntamente com o educador, farão um trabalho com os demais jovens a partir do que estiver sendo desenvolvido, apresentando seu conhecimento e aprendizagens de acordo com a delimitação temática.

Exposição de Trabalhos – Serão expostos trabalhos dos jovens em formato de painel interativo, com fotos das atividades desenvolvidas de acordo com o Componente Curricular, indicado na atividade.

Desfile da Diversidade – Com a temática “As nossas diversidades são as nossas riquezas”, os jovens poderão desenvolver apresentações dentro das temáticas: Gênero, Raça/Etnia, Educação, Religião, Crenças Políticas, Cultural, Pessoa com Deficiência, Estado Civil, Renda, e Orientação Sexual. Para tanto, os jovens devem informar, na ficha de inscrição, o interesse e também a dimensão da diversidade que se propõem apresentar.

Secom

Recomendado pelo Google: