header top bar

section content

Uiraunense é eleito diretor de um dos maiores centros de ensino da UFPB. Confira!

Os professores obtiveram expressiva votação, 97% dos votos válidos dos Docentes, 99% entre os Servidores Técnico-administrativos e 99% dos discentes.

Por Estagiário

06/11/2016 às 17h55

Uiraunense é eleito diretor da UFPB (Foto: Reprodução / Uiraunense.net)

O Conselho do Centro de Ciências da Saúde, da Universidade Federal da Paraíba – UFPB homologou no último dia 04 de novembro do corrente ano o resultado da eleição para Direção do referido Centro de Ensino. Foram eleitos como Diretor o Professor Dr. João Euclides Fernandes Braga e como Vice-Diretor Dr. Fabiano Gonzaga Rodrigues para o mandato que se inicia em janeiro de 2017 e se estende até 2020.

Os professores obtiveram expressiva votação nos três segmentos acadêmicos, 97% dos votos válidos no segmento Docente, 99% entre os Servidores Técnico-administrativos e 99% entre os discentes. A comunidade acadêmica aprovou com a consagradora votação a trajetória de trabalho do Professor João Euclides, que é o atual Vice-diretor do CCS/UFPB e atua com dinamismo e competência no ensino, pesquisa e extensão na UFPB.

O CCS/UFPB é formado por 10 Cursos de Graduação (Educação Física – Bacharelado, Educação Física – Licenciatura, Enfermagem – Bacharelado, Enfermagem – licenciatura, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Odontologia e Terapia Ocupacional), 06 Cursos de Pós-graduação (Mestrado e Doutorado), 12 Departamentos e 10 Núcleos de Ensino e Pesquisa. Agrega cerca de 440 docentes, 290 Servidores Técnico-administrativos e 3.000 alunos.

Neste Centro além de formar profissionais para a área da saúde, são prestados serviços à sociedade paraibana e estados circunvizinhos com consultas em várias áreas da saúde, atendimentos em odontologia na área clínica e cirúrgica, em fonoaudiologia, fisioterapia, nutrição e terapia ocupacional. O CCS/UFPB é, na atualidade, um dos maiores e mais conceituados Centros de Formação Profissional na área da saúde da Paraíba.

De conceituada família Uiraunense, O Prof. Dr. João Euclides iniciou sua formação básica na Escola Estadual “Jovelina Gomes”, em Uiraúna-PB e cursou o ensino médio na Escola Estadual Dr. José Duarte Filho, da mesma cidade, tendo ainda estudado na Escola Agrotécnica Federal de Sousa, hoje Instituto Federal de Educação. Veio para João Pessoa nos anos 80 cursar Jornalismo na UFPB, curso que ficou inconcluso, juntamente com o Curso de Educação Física. Veio a concluir o Curso de Enfermagem também na UFPB, onde se qualificou Especialista em Saúde Coletiva, Mestre em Enfermagem e Doutor em Farmacologia. Ingressou no Magistério Superior da UFPB em 1998, onde leciona disciplinas ligadas a área da Saúde Mental.

Em Uiraúna, sua família tem tradição no comércio local, onde seu Pai e Avós empreenderam por décadas. A tradição continua com os Tios. Dr. João Euclides decidiu seguir os passos da sua mãe, Dona Ivonete Fernandes, que foi professora por mais de 20 anos na Escola Estadual “Jovelina Gomes” e é tida como uma das grandes educadoras que Uiraúna já conheceu. No campo político, Dr. João Euclides herda do seu Avô materno, Sr. Clidinho, que foi candidato a vereador em Uiraúna nos anos 60, o gosto pela vida pública, participando da vida política no meio acadêmico-universitário na UFPB.

.

.

DIÁRIO DO SERTÃO com Uiraunense.Net

Tags:
Recomendado pelo Google: