header top bar

section content

Alunos da rede estadual de ensino devem renovar matrícula até sexta-feira

Para efetivar a matrícula, os estudantes ou responsáveis devem preencher a ficha de inscrição.

Por Luzia de Sousa

07/11/2016 às 16h40

Educação do estado está com matrículas abertas (Foto: Pixabay)

Os alunos da rede estadual de ensino que ainda não renovaram suas matrículas poderão fazê-lo até a próxima sexta-feira (11), período de renovação para os alunos veteranos. Para efetivar a matrícula, os estudantes ou responsáveis devem preencher a ficha de inscrição. Já os novatos poderão se matricular de 15 a 30 de novembro, mediante preenchimento da ficha, cópias da certidão de nascimento, RG e CPF, duas fotos 3×4, comprovante de residência e, se for o caso, o histórico escolar emitido pela escola de origem. A efetivação das matrículas, com possíveis ajustes, está agendada para o período de 1° a 22 de dezembro.

O Governo do Estado garante vagas para todos que procurarem a rede estadual de ensino. Ao todo serão oferecidas 500 mil vagas para o Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação Profissional e para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), nas 764 escolas. Serão oferecidos também cursos técnicos em 26 unidades de ensino, entre elas as escolas cidadãs integrais técnicas, com a oferta de 1.080 vagas, nos cursos de: Mecânica, Enfermagem, Cozinha, Administração, Segurança do Trabalho, Informática, Vestuário, Vendas, Restaurante e Bar, Hospedagem, entre outros.

Este ano, o calendário de matrículas foi adiantado, com objetivo de proporcionar ao Governo do Estado o melhor planejamento para o ano letivo 2017. A intenção é reforçar os investimentos nos programas já existentes, além de criar outros mecanismos de melhorias do aprendizado.

Após o período de matrículas, as escolas realizam, nos dias 1º, 2 e 3 de fevereiro, o planejamento das ações que serão desenvolvidas nos estabelecimentos de ensino durante o ano, tais como acolhimento aos docentes e organização do início das aulas que será no dia 6 de fevereiro. O ano letivo 2017 terá 204 dias, conforme determinação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB).

Sistema Saber – O período de matrículas começou no dia 24 de outubro, quando o Governo do Estado também apresentou o Sistema Saber. Trata-se de um instrumento de gestão escolar destinado aos profissionais de educação da rede estadual. Ele permite acompanhar a frequência, evasão ou retenção dos estudantes, além de outras funcionalidades, possibilitando as escolas pesquisarem informações importantes dos alunos da rede.

Da Assessoria do Governo da Paraíba

DIÁRIO ESPORTIVO

Diário Esportivo desta semana destaca a rodada da Série D; Confira!

ENTREVISTA

No Caldeirão Político, secretário revela bastidores da campanha que levou Zé Aldemir à histórica vitória contra grupo de Carlos – VÍDEO!

SOLIDARIEDADE

Campanha busca arrecadar recursos para construir sede de associação que cuida de idosos; saiba como contribuir – VÍDEO!

TRANSPARÊNCIA

Reeleito, presidente da câmara de vereadores de Bonito de Sta. Fé faz presta contas dos seus trabalhos a frente do poder legislativo