header top bar

section content

Pronatec Aprendiz aplica projeto-piloto na Paraíba com aulas a partir do próximo mês

O representante do Ministério do Trabalho, Higino Vieira, disse que a edição do Pronatec Aprendiz na Paraíba integra um projeto-piloto que é desenvolvido também no Rio de Janeiro e Goiás.

Por Priscila Belmont

13/12/2016 às 17h53

As aulas inaugurais do Pronatec Aprendiz foram realizadas nesta terça-feira (13), em João Pessoa e Campina Grande, numa parceria do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE), com o Governo Federal. O secretário de Estado de Educação, Aléssio Trindade, e o diretor do Departamento de Políticas de Trabalho e Emprego para a Juventude, do Ministério do Trabalho, em Brasília, Higino Brito Vieira, fizeram o lançamento oficial do programa na Paraíba. Os cursos começam no dia 9 de janeiro.

Segundo o secretário Aléssio Trindade, o Pronatec Aprendiz vem complementar a formação do aluno da rede estadual, com foco no mercado de trabalho. “Nós já temos o PBVest preparando o aluno para a universidade, os investimentos em esportes com os jogos escolares, as inciativas voltadas à cultura com o projeto Prima, por exemplo, e reforçamos, agora, a qualificação do jovem para o mercado de trabalho”, disse. “É uma ótima oportunidade de se qualificar e trabalhar numa empresa durante o curso”, complementou.

O representante do Ministério do Trabalho, Higino Vieira, disse que a edição do Pronatec Aprendiz na Paraíba integra um projeto-piloto que é desenvolvido também no Rio de Janeiro e Goiás. “Esperamos lograr êxito para que esse modelo possa ser aplicado, também, em outros Estados, aumentando a abrangência em 2017”, revelou. “O Pronatec Aprendiz estava adormecido e procuramos, agora, uma forma de voltar com o projeto, trazendo o jovem para o mercado de trabalho, despertando nele o interesse vocacional”, completou.

Um dos alunos já matriculados no Pronatec Aprendiz é Túlio Andrade Batista, de 16 anos. Ele estuda no Instituto de Educação da Paraíba (IEP), em João Pessoa. “Fiquei sabendo do Pronatec Aprendiz por meio de um professor e logo procurei me matricular”, disse o estudante que, futuramente, pretende se formar em Direito. Apesar de alguns alunos já estarem matriculados, a exemplo de Túlio, o Pronatec Aprendiz ainda possui cerca de 50 vagas disponíveis. O aluno interessado deve procurar a direção da escola onde estuda para se informar.

Secom

ENTREVISTA

VÍDEO: Programa Psicologia no Ar recebe professor doutor de Cajazeiras pra falar sobre Psicologia Social

INTERVIEW

VÍDEO: Autor do filme “Memória Bendita” fala sobre os desafios de promover cultura na região de Sousa

EM CONTINÊNCIA AO SENHOR JESUS

Programa: Em Continência ao Senhor Jesus com os membros da Igreja Fonte de Água da Vida

MARIA CALADO NA TV

Maria Calado na TV recebe diretamente do Rio Grande do Norte, Fábio Carvalho; CONFIRA!