header top bar

section content

Ministro indica que a partir deste ano ENEM não terá Redação e será em um dia

Em novembro do ano passado, o ministro da Educação comunicou que algumas mudanças vão acontecer para o ENEM de 2017

Por Jocivan Pinheiro

01/02/2017 às 15h58

Em novembro do ano passado, o ministro da Educação Mendonça Filho comunicou que algumas mudanças vão acontecer para o ENEM de 2017. Até o momento não foi divulgado nenhum comunicado oficial confirmando quais serão as mudanças e como vai funcionar o novo sistema. Mas a primeira mudança que pode acontecer são os dias de aplicação do exame.

O Ministério da Educação (MEC) pretende reduzir o exame para apenas um dia, ao invés de dois. As provas que costumam ser aplicadas no sábado e domingo, agora podem acontecer apenas no domingo. Para isso, o MEC irá reduzir o total de 180 questões.

Outra mudança que o MEC pretende fazer é extinguir a redação do ENEM. Além disso, é possível que o exame ganhe mais edições anuais a partir de 2017. O ministro falou sobre a possibilidade de realizar duas ou três edições do ENEM por ano proporcionando mais oportunidade aos candidatos e aliviando a tensão dos estudantes.

Segundo o ministro da Educação, essas mudanças estão sendo estudadas a fim de reduzir os custos do exame. A redação é avaliada por dois ou três corretores que são contratados pelo MEC. A aplicação da prova em apenas um dia facilitará a organização da logística e segurança, além de baixar os custos com as impressões e o transporte. No entanto, a justificativa das mudanças é contraditória se realizarem mais de uma prova por ano. De acordo com os dados divulgados pelo MEC a edição do ENEM 2016 custou R$ 788.000,00.

Fonte: Na Hora do ENEM

Tags:
Recomendado pelo Google: