header top bar

section content

Medicina da UFCG de Cajazeiras avança na avaliação e consegue nota 4; Máxima é 5

O Curso de Medicina da Universidade Federal de Campina Grande, Campus de Cajazeiras foi avaliada com conceito 4

Por Diário do Sertão

15/02/2017 às 15h02 • atualizado em 15/02/2017 às 17h31

UFCG oferece vagas para cursos técnicos

O Curso de Medicina da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campus de Cajazeiras foi avaliada com conceito 4, ‘beirando a excelência’, como disse o diretor do Centro de Formação de Professores, Antonio Fernandes nesta quarta-feira (15).

+ Medicina, Direito e Contábeis tiveram péssimas notas; Cajazeiras teve menos de dois. Veja

A nova avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), que faz parte do Ministério da Educação ocorreu na semana passada, e segundo a direção do campus, nessa terça-feira (14) saiu o bom resultado.

A nova avaliação do MEC tem o objetivo de renovar a autorização do curso de Medicina na cidade. No ano de 2015, o curso de Medicina tirou nota 1.4, a pior do Estado da Paraíba, e na ocasião chegou-se a cogitar no município que o curso seria fechado.

O Índice Geral de Cursos (IGC) vai de 1 a 5. Com nota abaixo de 3 a instituição é considerada “reprovada” pelo MEC.

Mas este ano, a situação foi revertida, e segundo Antonio Fernandes, o bom resultado foi fruto de muito trabalho Junto a sua equipe. Ele destacou que desde que assumiu a direção da UFCG, em 2014 tem trabalhado para melhorar o conceito do curso.

“O curso de Medicina das federais melhor conceituado no estado da Paraíba!”, comemorou o diretor em uma rede social

O que mudou na cidade?
Com o curso criado e instalado em Cajazeiras, graças à mobilização da sociedade civil organizada local e ao então Reitor Thompson Mariz, já está melhor estruturado e com uma melhoria significativa na estrutura de saúde da cidade, não só em termos de Atenção Básica, mas principalmente com a implantação da UPA, 24 unidades básicas de saúde a e ampliação do prédio e dos serviços do Hospital Universitário Júlio Bandeira (HUJB), com perspectiva de novos atendimentos, além de pediatria, como uma maternidade, atendimentos em obstetrícia e UTI neonatal, a expectativa é que o curso obtenha uma boa nota no INEP.

Recentemente, foi inaugurado no campus, um biotério e um espaço para cirurgia experimental, além de residências universitárias.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: