header top bar

section content

Mais de 30 alunos arriscam vidas a caminho da escola em transporte velho em São João do Rio do Peixe: “Tiraram da sucata, galinheiro”

São João do Rio do Peixe foi a única que não aderiu ao Pacto Social e ficou fora da divisão dos quase 2 milhões e meio de reais, além de doações de ônibus.

Por Diário do Sertão

03/05/2017 às 19h16 • atualizado em 04/05/2017 às 16h41

Denúncia de transporte escolar em São João o Rio do Peixe (Foto: Whatsapp)

O governador Ricardo Coutinho (PSB), lamentou durante a plenária do Orçamento Democrático em Cajazeiras, realizada no mês passado, a cidade de São João do Rio do Peixe não ter aderido ao Pacto Social e ficar de fora da divisão dos quase 2 milhões e meio de reais, além de doações de ônibus.

Veja mais!

+ DORMIU? São João do Rio do Peixe é o único a ficar fora dos quase R$ 2 milhões e meio e doação de ônibus. Governador lamenta: “Não quis”

+ Mais de 2 mil pessoas participam do OD em Cajazeiras e Ricardo Coutinho anuncia mais R$ 5 milhões de investimentos para região

+ Ricardo assina convênios, libera créditos do Empreender e entrega equipamentos para educação e bombeiros no Sertão da Paraíba. FOTOS!

Na ocasião, o governador declarou que o município não teve interesse em participar da divisão do dinheiro, nem da doação dos transportes. “São João do Rio do Peixe não se inscreveu”, disse Ricardo Coutinho durante o evento.

Os reflexos dessa falta de interesse da gestão em levar benefícios para a cidade é sentida pela população. Foi assim que definiu um estudante do município sertanejo.

A redação do Diário do Sertão, o estudante lamentou que o município não tenha transporte adequado para transporte escolar e revelou que um ônibus que estava na sucata foi retirado para levar mais de 30 anos do Sítio Viração a sede de São João do Rio Peixe.

“Um ônibus que tiraram da sucata e montaram para poder transportar a gente, falam até que costumava ser um lugar de deitar galinhas, ou seja um galinheiro”, relatou o aluno.

O adolescente disse que todos ficam com medo de ocorrer uma tragédia, mas não tem outra opção, se não pegarem o citado ônibus ficam sem aula. “Anda torto, não tem freio, as cadeiras soltas, todo sujo e fica indo para contra mão. As condição são subumanas”. disse o estudante

Ele disse que muitas vezes os alunos tentam ajudar no conserto do ônibus que ‘quebra’ no caminho da escola. “Os alunos enfiam a mão no motor para puxar o cabo do acelerador”, explicou o garoto.

O estudante disse ainda, que o secretário de transportes foi procurado, mas teria dito que não é responsável pela escolha dos transportes.


O outro lado
O secretário de Comunicação da prefeitura, Cazuza Neto disse que a Secretaria de Educação vai averiguar junto ao responsável pelos transportes a condição do ônibus, e no caso de haver algum problema vai resolver o caso.

Em nota, a prefeitura esclareceu que o transporte pertence ao estado!

Veja a nota!
A Secretaria de Comunicação e Tecnologia da Informação vem, através desta nota, apresentar esclarecimentos sobre uma matéria publicada no portal de notícias “Diário do Sertão”, neste último dia 04/05/2016, no seguinte link: https://www.diariodosertao.com.br/noticias/educacao/196144/mais-de-30-alunos-arriscam-vidas-caminho-da-escola-em-transporte-velho-na-cidade-de-sao-joao-rio-peixe-tiraram-da-sucata-era-um-galinheiro.html
Esclarecemos que na tarde do dia 03/04, uma repórter do portal de notícias Diário do Sertão entrou em contato com a Secretaria de Comunicação e TI para apurar uma suposta denúncia de mal funcionamento do ônibus que transporta alunos do município, no trajeto do Sítio Araçás/Sede. O Secretário entrou em contato com a Secretária de Educação que logo se prontificou em apurar a questão junto ao setor de transportes do município. E essa informação foi repassada para a repórter do portal.

Porém, com muita estranheza identificamos que o portal Diário do Sertão publicou, na manhã deste dia 04/05, a seguinte matéria com o título: Mais de 30 alunos arriscam vidas a caminho da escola em transporte velho em São João do Rio do Peixe: “Tiraram da sucata, galinheiro”.

A matéria traz como destaque as reclamações de alunos sobre o transporte responsável pelo trajeto do sítio Viração/Sede, ou seja, uma informação completamente diferente da que foi solicitada pela repórter ao Secretário de Comunicação e TI.

Como se não bastasse, o veículo citado na matéria não transporta alunos na rede municipal e sim da rede estadual, fato esse que impede o município de ser responsabilizado pelas condições precárias deste veículo. Então por que ligar para o secretário do município, solicitando informações sobre um determinado trajeto, sendo que a denúncia se refere a outro trajeto, sob a responsabilidade do Estado?

O trajeto Viração/Sede da rede municipal é feito por um micro-ônibus portador da placa OFX-1679, que está em boas condições de uso.
Na verdade, o portal tentou fazer uma associação indevida a outra questão envolvendo o Pacto Social do estado. Porém, a denúncia em questão não é de um ônibus do município e, sim, do estado.

Concluímos que a matéria é completamente equivocada e foge dos padrões mínimos de zelo jornalístico pela fidelidade dos fatos. Jamais, o depoimento de um secretário municipal pode estar vinculado a um fato que ultrapassa a sua responsabilidade. Além disso, não se pode questionar um agente público sobre um fato e publicar outro completamente diferente.

Compreendemos que a impressa é a voz de uma democracia, porém informações equivocadas causam grandes danos a pessoas e instituições. Diante disso, solicitamos que a matéria seja corrigida em caráter de urgência e que seja feita uma retratação por parte do portal Diário do Sertão, uma vez que a matéria publicada carrega grandes equívocos e denigre a imagem da Prefeitura de São João do Rio do Peixe – PB.
Assista declaração do governador!

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: