header top bar

section content

Campanha educativa do Detran-PB no período junino tem saldo positivo

A ação teve o objetivo de conscientizar a população quanto aos riscos que envolvem a alcoolemia, bem como a falta de educação e segurança no trânsito, durante os festejos juninos.

Por Priscila Belmont

03/07/2017 às 17h30

Campanha educativa do Detran-PB

A campanha educativa “Seu João mandou dizer… que álcool e direção não combinam com você”, do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB), teve repercussão positiva nas principais cidades percorridas do Estado. A ação teve o objetivo de conscientizar a população quanto aos riscos que envolvem a alcoolemia, bem como a falta de educação e segurança no trânsito, durante os festejos juninos.

A campanha teve início no dia 13 de junho, por meio de peças educativas nas redes sociais, alertando quanto ao perigo de associar álcool e direção. Mas o ponto alto das ações ocorreu nas cidades de maior fluxo durante as festas juninas, a exemplo de Patos, Sapé e Campina Grande. Por conta da programação dos grandes eventos, Patos foi contemplada com ações durante duas noites, enquanto Campina Grande foi atendida por três noites e mais um dia, no distrito de Galante.
Sob a coordenação da Escola Pública de Trânsito (EPTran), a ação contou com a participação de atores e arte-educadores da Arretado Produções Artísticas, e com parcerias das equipes da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e das Ciretrans dos municípios envolvidos.

Com uma linguagem lúdica e educativa, as atividades constaram de brincadeiras com o teste de bafômetro, pescaria com brindes e fotos divertidas, nos estandes montados em pontos estratégicos de maior fluxo de pedestres nas grandes festas juninas. Conforme os depoimentos de alguns participantes, os resultados foram favoráveis à campanha “Seu João mandou dizer… que álcool e direção não combinam com você”.

A auxiliar administrativa Mariana Gomes achou a iniciativa muito importante, no sentido de conscientizar a população, para evitar acidentes. “Não pode misturar álcool e direção nunca”, enfatizou. Para o radialista campinense Joaci Rocha Filho, a atividade sem o cunho de punição serviu para alertar sobre os perigos da alcoolemia. “Em termos educativos, foi muito bom”, atestou.
Os turistas que passaram pelo Parque do Povo, na última sexta-feira (30), também aprovaram a campanha do Detran da Paraíba, a exemplo do paulista Márcio Denoni, da alagoana Ivana Castelo e da estudante Lizandra Sousa, de Olinda, que aplaudiram a ação pela forma como foi colocada, misturando informação com diversão. A professora campinense Fabrícia Rodrigues também achou muito educativa, pelo fato da maioria das pessoas, especialmente os jovens, não levar muito a sério o uso de álcool com direção.

Secom-PB

ENTREVISTA

VÍDEO: Do vício em jogo à fama, ‘Rei das Tapiocas’ de Cajazeiras conta trajetória no programa Xeque-Mate

MARIA CALADO NA TV

Programa Maria calado na TV recebe os Quentes da Pegada da cidade de São João do Rio do Peixe

EM CONTINÊNCIA AO SENHOR JESUS

Programa Em Continência ao Senhor Jesus com a participação do Sargento Souza e Marcos Alan

DIÁRIO ESPORTIVO

Diário Esportivo recebe os organizadores do 1º Eco pedal e o garoto prodígio do futebol Luiz Felipe