header top bar

section content

Campanha educativa do Detran-PB no período junino tem saldo positivo

A ação teve o objetivo de conscientizar a população quanto aos riscos que envolvem a alcoolemia, bem como a falta de educação e segurança no trânsito, durante os festejos juninos.

Por Priscila Belmont

03/07/2017 às 17h30

Campanha educativa do Detran-PB

A campanha educativa “Seu João mandou dizer… que álcool e direção não combinam com você”, do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB), teve repercussão positiva nas principais cidades percorridas do Estado. A ação teve o objetivo de conscientizar a população quanto aos riscos que envolvem a alcoolemia, bem como a falta de educação e segurança no trânsito, durante os festejos juninos.

A campanha teve início no dia 13 de junho, por meio de peças educativas nas redes sociais, alertando quanto ao perigo de associar álcool e direção. Mas o ponto alto das ações ocorreu nas cidades de maior fluxo durante as festas juninas, a exemplo de Patos, Sapé e Campina Grande. Por conta da programação dos grandes eventos, Patos foi contemplada com ações durante duas noites, enquanto Campina Grande foi atendida por três noites e mais um dia, no distrito de Galante.
Sob a coordenação da Escola Pública de Trânsito (EPTran), a ação contou com a participação de atores e arte-educadores da Arretado Produções Artísticas, e com parcerias das equipes da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e das Ciretrans dos municípios envolvidos.

Com uma linguagem lúdica e educativa, as atividades constaram de brincadeiras com o teste de bafômetro, pescaria com brindes e fotos divertidas, nos estandes montados em pontos estratégicos de maior fluxo de pedestres nas grandes festas juninas. Conforme os depoimentos de alguns participantes, os resultados foram favoráveis à campanha “Seu João mandou dizer… que álcool e direção não combinam com você”.

A auxiliar administrativa Mariana Gomes achou a iniciativa muito importante, no sentido de conscientizar a população, para evitar acidentes. “Não pode misturar álcool e direção nunca”, enfatizou. Para o radialista campinense Joaci Rocha Filho, a atividade sem o cunho de punição serviu para alertar sobre os perigos da alcoolemia. “Em termos educativos, foi muito bom”, atestou.
Os turistas que passaram pelo Parque do Povo, na última sexta-feira (30), também aprovaram a campanha do Detran da Paraíba, a exemplo do paulista Márcio Denoni, da alagoana Ivana Castelo e da estudante Lizandra Sousa, de Olinda, que aplaudiram a ação pela forma como foi colocada, misturando informação com diversão. A professora campinense Fabrícia Rodrigues também achou muito educativa, pelo fato da maioria das pessoas, especialmente os jovens, não levar muito a sério o uso de álcool com direção.

Secom-PB

Recomendado pelo Google: