header top bar

section content

GIRA MUNDO/CANADÁ: Alunos da rede pública de Cajazeiras e Sousa se emocionam ao se despedirem dos pais

“Eu sou de família pobre e nunca teria condições de ir para um intercâmbio se não fosse esse programa do Governo do Estado", disse estudante emocionado

Por Redação Diário

15/09/2017 às 06h00 • atualizado em 15/09/2017 às 08h16

Alunos da rede estadual de ensino de Cajazeiras e Sousa foram alguns dos 50 selecionados em todo o Estado para participarem do Programa Gira Mundo de intercâmbio. Eles estão a caminho do Canadá.

EMOÇÃO
Visivelmente emocionados, os jovens estavam ao lado dos seus pais e participaram da solenidade de embarque no Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto, na Grande João Pessoa. Eles posaram para fotos ao lado do governador Ricardo Coutinho (PSB).

Alunos de Cajazeiras e Sousa (Foto: reprodução TV Diário do Sertão)

REPRESENTANTES
Vitória Stefany Pereira, da Escola Elaine Soares Brasileiro, de Santa Helena, e Irlano Rocha Albuquerque, da Escola Monsenhor Constantino Vieira, foram representando a Regional de Cajazeiras. Já Maria Beatriz, da Escola Mestre Júlio Sarmento, e Moisés Oliveira, da Escola José de Paiva Gadelha, representam a Regional de Sousa.

DEPOIMENTO
“Eu sou de família pobre e nunca teria condições de ir para um intercâmbio, e a partir desse programa do Governo do Estado, tive de conhecer a nova cultura através deste projeto”, disse o aluno Moisés Oliveira, da Escola Normal Estadual José de Paiva Gadelha.

Governador Ricardo Coutinho ao lado dos jovens estudantes antes do embarque para o Canadá

O governador Ricardo Coutinho destacou a importância do Gira Mundo para a Rede Estadual de Ensino, que foi ampliado e terá intercâmbio, ainda este ano, para Portugal e Espanha.

“A Paraíba caminha na contramão do País, que acabou com o Ciência Sem Fronteiras, dando um passo para trás na qualificação de nossos estudantes. Este ano, o Gira Mundo duplica o número de alunos da Rede Estadual de Ensino selecionados, com 50 enviados para o Canadá, 25 para Portugal e 25 para a Espanha. Queremos ampliar cada vez mais”, afirmou.

O Programa Gira Mundo – edição Canadá 2017, vai proporcionar que alunos da Rede Estadual de várias cidades paraibanas, a exemplo de Sousa, Cajazeiras, Santa Rita e João Pessoa, entrem em contato com um dos melhores sistemas educacionais do mundo por seis meses, com hospedagem, alimentação e uma bolsa auxílio no valor de R$ 4,2 mil custeadas pelo Governo do Estado. Ao todo, serão investidos mais de R$ 7,5 milhões com o Gira Mundo, incluindo as modalidades Estudante (Canadá, Portugal e Espanha) e Professor (Finlândia).

Secretário de Estado da Educação, Aléssio Trindade ao lado dos 50 alunos que embarcaram para o Canadá (Foto: reprodução TVDS)

O secretário de Estado da Educação, Aléssio Trindade, disse que o Gira Mundo tem contribuído com a qualidade do ensino nas Escolas da Rede Estadual. “Esses jovens que estão no 2º ano do Ensino Médio estudaram mais Português, estudaram mais Matemática e se esforçaram ainda mais para aprenderem inglês, com foco no Gira Mundo”, ressaltou. “O projeto tem tornado nossos alunos mais protagonistas da evolução que estamos tendo no Ensino Público da Paraíba”, completou.

DIÁRIO DO SERTÃO

Tags:
Recomendado pelo Google: