header top bar

section content

VÍDEO: Presídio de Cajazeiras inaugura biblioteca e programa que reduz pena dos detentos com leitura

A cada exemplar que for lido, são quatro dias a menos na prisão

Por Jocivan Pinheiro

15/12/2017 às 14h35

A Penitenciária Padrão Regional de Cajazeiras é a primeira do Sertão da Paraíba a colocar em prática um projeto que incentiva a leitura para detentos dispostos a escreverem uma nova história de vida. Foi inaugurada nesta sexta-feira (15) a Biblioteca Maria Viana Filho dentro da penitenciária.

O projeto possibilita aos apenados a redução de suas penas através da leitura de livros. A cada exemplar que for lido, são quatro dias a menos na prisão. Qualquer detento pode ter acesso à biblioteca sob a orientação de uma educadora.

“Que a gente busque não só manter a unidade disciplinada e em ordem, mas que a gente também busque meios de ressocializar esses apenados e devolvê-los de uma forma melhor para a sociedade. E eu acho que um desses meios principais é a educação”, destaca o diretor do presídio, Thales Almeida.

VEJA TAMBÉM: Parceria entre Estado, faculdade e MP inaugura salas de aula na Cadeia Feminina de Cajazeiras

A inauguração da biblioteca foi comemorada também pela gerente regional de Educação: “É um momento histórico para a educação de Cajazeiras. A educação prisional precisa ser viva, cidadã, que efetivamente promove conhecimento para aqueles que estão fora da sociedade”, frisou Andreia Braga.

O acervo da biblioteca é composto por centenas de exemplares de vários autores, com temas diversos. Para a inauguração, a Faculdade Santa Maria doou mais de 300 exemplares.

Qualquer detento tem acesso à biblioteca

As pessoas que também querem doar livros devem entregá-los na sede da 9ª Gerência de Educação, localizada na Avenida Padre Rolim, centro, em frente à Biblioteca Pública Municipal de Cajazeiras.

O detento Valderi Dias garante que vai se empenhar na leitura porque além de diminuir sua pena, o hábito de ler amplia os conhecimentos.

“O aprendizado é fundamental. Cada vez que a gente aprende mais, é melhor. E essa biblioteca é muito importante pra gente que convive nesse lugar.”

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: