header top bar

section content

2º Congresso de Doenças Respiratórias da PB homenageia cajazeirense. Médico fala da cirurgia inédita ocorrida no HRC!

Segundo o organizador do evento, o congresso visa promover uma reciclagem dos profissionais que atuam na área e fortalecer o aprendizado dos alunos

Por

04/12/2015 às 17h06

Durante três dias, a Faculdade Santa Maria e a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) realizaram em Cajazeiras a segunda edição de um dos maiores congressos da área médica do Nordeste. Foram ao todo 26 palestrantes que, de quarta-feira (2) até sexta (4), abrilhantaram o 2º Congresso de Doenças Respiratórias da Paraíba, que homenageou o médico cajazeirense Jackson Dervile Araruna, considerado um dos maiores nomes da cirurgia torácica do Brasil, além dos médicos Ricardo Rosado (cardiologista) e Francisco Orniudo (infectologista).

De acordo com o médico pneumologista Alexandre Araruna, organizador do evento, o congresso visa promover uma reciclagem dos profissionais que já atuam na área e fortalecer o aprendizado dos alunos que pretendem se especializar no tratamento de doenças respiratórias, em quaisquer áreas profissionais da saúde.

“Nós nos propusemos reciclar parcela dos profissionais dos quadros regionais e a UPA [Unidade de Pronto Atendimento], além dos alunos e demais profissionais, não só médicos. É um congresso multiprofissional que tem o objetivo de amealhar os profissionais da Medicina, da Enfermagem, Fisioterapia, Ondonto, enfim, todos os profissionais da saúde que pudessem ter o objetivo do trato respiratório”, esclareceu.

Dr. Alexandre revelou que Cajazeiras apresenta índices preocupantes relacionados a três doenças respiratórias: a tuberculose, o enfisema pulmonar causado pelo cigarro e a asma.

“Aqui em Cajazeiras nós temos alta incidência de tuberculose e aqui está um centro de grande repercussão, investigação e tratamento. Cajazeiras também não foge àquela propagação de que o cigarro ainda pode ser uma forma de fugir dos problemas, mas os danos são consequentes. O enfisema em Cajazeiras está igual aos índices das outras cidades”, afirmou.

O penumologista explicou sobre a cirurgia torácica ocorrida no Hospital Regional de Cajazeiras durante essa semana, 'inédita no alto sertão paraibano.'

DIÁRIO DO SERTÃO

CACHOEIRA DOS ÍNDIOS

VÍDEO: Ex-prefeito rompe o silêncio, fala de derrota e lamenta promessa não cumprida de atual gestor

ENTREVISTA

VÍDEO: Do vício em jogo à fama, ‘Rei das Tapiocas’ de Cajazeiras conta trajetória no programa Xeque-Mate

MARIA CALADO NA TV

Programa Maria calado na TV recebe os Quentes da Pegada da cidade de São João do Rio do Peixe

EM CONTINÊNCIA AO SENHOR JESUS

Programa Em Continência ao Senhor Jesus com a participação do Sargento Souza e Marcos Alan