header top bar

section content

Professora e sindicalista da UFCG explica como fica o calendário acadêmico após quatro meses de greve

Mariana Moreira disse que os professores da UFCG estão avaliando a melhor proposta da Pró-Reitoria de Ensino para repor as aulas sem 'atropelar' períodos

Por

23/10/2015 às 19h10

Apesar do fim da greve anunciado na semana passada, a luta dos professores das universidades públicas do Brasil continua, afinal a categoria não chegou a um acordo com o governo.

A princípio os professores reivindicavam reajuste salarial de 27,3%, mas diante da postura irredutível do Ministério da Educação eles baixaram para 19,7%. No entanto o MEC ofereceu reajuste de apenas 5,5% para agosto de 2016 e 5% em janeiro de 2017.

Vice-presidente da Associação dos Docentes Universitários de Cajazeiras (ADUC), a professora Mariana Moreira afirmou que a paralisação acabou para que a categoria se reorganize e rearticule suas forças. Enquanto isso as reivindicações junto ao governo continuam através de mobilizações e não mais de comandos de greve local.

“O processo de negociação foi muito tumultuado e sem muitas perspectivas, aí chegou o momento em que a própria categoria deliberou não assinar o acordo que o governo propôs, que era indecente e imoral, e voltar às atividades como uma forma de rearticular as forças para continuarmos na luta”, explicou.

Mariana tranquilizou os alunos quanto ao calendário acadêmico. Ela disse que os professores estão avaliando a melhor proposta da Pró-Reitoria de Ensino para que as aulas sejam repostas sem “atropelar” o andamento regular dos períodos. “Nós não prejudicamos ninguém com a nossa greve enquanto calendário acadêmico. Nós somos uma das poucas categorias de trabalhadores que repõem dias parados”, completou.

Assista à entrevista de Mariana Moreira na TV Diário do Sertão:

DIÁRIO DO SERTÃO

CACHOEIRA DOS ÍNDIOS

VÍDEO: Ex-prefeito rompe o silêncio, fala de derrota e lamenta promessa não cumprida de atual gestor

ENTREVISTA

VÍDEO: Do vício em jogo à fama, ‘Rei das Tapiocas’ de Cajazeiras conta trajetória no programa Xeque-Mate

MARIA CALADO NA TV

Programa Maria calado na TV recebe os Quentes da Pegada da cidade de São João do Rio do Peixe

EM CONTINÊNCIA AO SENHOR JESUS

Programa Em Continência ao Senhor Jesus com a participação do Sargento Souza e Marcos Alan