header top bar

section content

Professor lança livro que conta história de São João do Rio do Peixe. Confira!

Segundo o autor, professor Wlisses Estrela de Albuquerque, a obra se configura um marco comemorativo aos 290 anos de nascimento do fundador de São João do Rio do Peixe

Por

03/06/2015 às 19h10

Será lançado no próximo sábado (06), às 19 horas, no Festmais Recepções em São João do Rio do Peixe, o livro “São João na Colônia e no Império: fazenda, povoado e vila (1691-1889)”, de autoria do Professor e Mestre em História pelo PPGH/UFCG, Wlisses Estrela de Albuquerque Abreu.

A obra apresenta-se como fruto de sistemática pesquisa realizada a partir de uma variedade de fontes documentais localizadas em diversos arquivos no Brasil e em Portugal, que remontam ao período colonial e imperial de São João do Rio do Peixe, uma das mais antigas localidades do sertão paraibano. 

Desses vestígios garimpados do passado, construiu-se uma narrativa histórica que evidencia o percurso do desenvolvimento local delineado inicialmente pela implantação da fazenda de criação de gado pertencente ao português João Dantas Rothéa. Avançando no tempo, destaca-se como a fazenda que deu lugar a uma povoação foi, posteriormente, sendo desenvolvida e se tornando sede de freguesia, distrito de paz, e por fim, elevada à categoria de município com o status de vila.

Segundo o autor professor Wlisses Estrela de Albuquerque, a obra se configura um marco comemorativo aos 290 anos de nascimento do fundador de São João do Rio do Peixe, o Coronel João Dantas Rothéa, nascido no dia 04 de fevereiro de 1725, no lugar de Antas, da freguesia de Rubiães, Distrito de Viana do Castelo, Portugal.


 

DIÁRIO DO SERTÃO com Assessoria

CALDEIRÃO POLÍTICO

VÍDEO: Aliado releva que dois vereadores de oposição estão rasgando elogios ao prefeito Airton Pires

DIÁRIO ESPORTIVO

Diário Esportivo recebe o professor Sérgio Cunha divulgando o IV Open paraibano de Karatê; Confira!

CASA NOVA

Locutor esportivo troca de emissora de rádio em Cajazeiras e revela mágoa: “Tomei uma pancada violenta”

NOVIDADES

VÍDEO: Novo padre da Paróquia São João Bosco confirma que pretende revitalizar a Praça Camilo de Holanda