header top bar

section content

“Que fim levaram?” Indaga Professora sobre objetos pessoais da Mãe de Padre Rolim

A professora destaca ainda que "Cajazeiras não está cuidando bem de sua história, não resgata, não conserva a memória da cidade"

Por

21/01/2015 às 21h04

Joelma Bezerra fala de trajetória no Interview

O Interview, da TV Diário do Sertão dessa segunda-feira (19), conheceu a história da educadora Joelma Pereira Bezerra Dias. Ela que tem formação e especializações na área de Pedagogia, possui experiências como Coordenadora Pedagógica.

Joelma conta que nasceu e cresceu na Rua São Sebastião, município de Cajazeiras, onde estudou, casou e teve um filho.

PROFISSÃO

Como coordenadora pedagógica a profissional atua na Escola Mundo Infantil e FAFIC (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cajazeiras).

A professora conta que só conseguiu a formação do magistério após dez anos de cuidados com sua mãe acamada, "nesse período tinha que trabalhar e cuidar do meu bem mais precioso”. 

A educadora lembra ainda que em sua primeira experiência em sala de aula ao repreender uma aluna foi chamada a atenção pela mãe desta aluna. "Só vi quando disseram: Joelma se prepara que a mãe da aluna está ali amolando uma faca e quer saber quem foi a professora que deixou a filha dela de castigo", mas conseguiu contornar a situação, "fui acolhendo, conversando, e por fim ela queria era bater na filha". Relata a educadora sorrindo.

MUSEU PADRE ROLIM

O trabalho na biblioteca pública de Cajazeiras possibilitou Joelma Bezerra a ter contato com peças, utensílios pessoais de 'Mãe Aninha' (mãe do Padre Rolim), que segundo a professora, estavam guardados lá. "Onde anda esses objetos? Que fim levaram?" Questiona a docente.

Joelma diz que Cajazeiras está em débito com sua história. Chegou a sugerir um local para que se instalasse o 'Museu do Padre Rolim'.

A educadora afirma que "Cajazeiras não está cuidando bem de sua história. É ponto de referência para muitos Estados, mas não resgata, não conserva a memória da cidade", mas que ainda assim merece o título de 'Terra que Ensinou a Paraíba a ler' pelo legado de Padre Rolim e diz acreditar que o museu ainda sairá.

SAÚDE MENTAL EM CAJAZEIRAS

Dentre outras atividades Joelma é envolvida na ASFAFIS (Associação dos familiares fiscalizadores); por causa de seu irmão luta por melhor tratamento à pessoa com deficiência mental. Veja entrevista dada ao 'Sertão Alerta', da TV Diário do Sertão, sobre o assunto. 

Assista ao vídeo da entrevista no Interview:

DIÁRIO DO SERTÃO

ENTREVISTA

VÍDEO: Programa Psicologia no Ar recebe professor doutor de Cajazeiras pra falar sobre Psicologia Social

INTERVIEW

VÍDEO: Autor do filme “Memória Bendita” fala sobre os desafios de promover cultura na região de Sousa

EM CONTINÊNCIA AO SENHOR JESUS

Programa: Em Continência ao Senhor Jesus com os membros da Igreja Fonte de Água da Vida

MARIA CALADO NA TV

Maria Calado na TV recebe diretamente do Rio Grande do Norte, Fábio Carvalho; CONFIRA!