header top bar

section content

“Que fim levaram?” Indaga Professora sobre objetos pessoais da Mãe de Padre Rolim

A professora destaca ainda que "Cajazeiras não está cuidando bem de sua história, não resgata, não conserva a memória da cidade"

Por

21/01/2015 às 21h04

Joelma Bezerra fala de trajetória no Interview

O Interview, da TV Diário do Sertão dessa segunda-feira (19), conheceu a história da educadora Joelma Pereira Bezerra Dias. Ela que tem formação e especializações na área de Pedagogia, possui experiências como Coordenadora Pedagógica.

Joelma conta que nasceu e cresceu na Rua São Sebastião, município de Cajazeiras, onde estudou, casou e teve um filho.

PROFISSÃO

Como coordenadora pedagógica a profissional atua na Escola Mundo Infantil e FAFIC (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cajazeiras).

A professora conta que só conseguiu a formação do magistério após dez anos de cuidados com sua mãe acamada, "nesse período tinha que trabalhar e cuidar do meu bem mais precioso”. 

A educadora lembra ainda que em sua primeira experiência em sala de aula ao repreender uma aluna foi chamada a atenção pela mãe desta aluna. "Só vi quando disseram: Joelma se prepara que a mãe da aluna está ali amolando uma faca e quer saber quem foi a professora que deixou a filha dela de castigo", mas conseguiu contornar a situação, "fui acolhendo, conversando, e por fim ela queria era bater na filha". Relata a educadora sorrindo.

MUSEU PADRE ROLIM

O trabalho na biblioteca pública de Cajazeiras possibilitou Joelma Bezerra a ter contato com peças, utensílios pessoais de 'Mãe Aninha' (mãe do Padre Rolim), que segundo a professora, estavam guardados lá. "Onde anda esses objetos? Que fim levaram?" Questiona a docente.

Joelma diz que Cajazeiras está em débito com sua história. Chegou a sugerir um local para que se instalasse o 'Museu do Padre Rolim'.

A educadora afirma que "Cajazeiras não está cuidando bem de sua história. É ponto de referência para muitos Estados, mas não resgata, não conserva a memória da cidade", mas que ainda assim merece o título de 'Terra que Ensinou a Paraíba a ler' pelo legado de Padre Rolim e diz acreditar que o museu ainda sairá.

SAÚDE MENTAL EM CAJAZEIRAS

Dentre outras atividades Joelma é envolvida na ASFAFIS (Associação dos familiares fiscalizadores); por causa de seu irmão luta por melhor tratamento à pessoa com deficiência mental. Veja entrevista dada ao 'Sertão Alerta', da TV Diário do Sertão, sobre o assunto. 

Assista ao vídeo da entrevista no Interview:

DIÁRIO DO SERTÃO

Tags:
Recomendado pelo Google: