header top bar

section content

Superação: Em CZ, Palestrante cego e surdo conta como se comunica e viaja por 30 países

O escritor disse que o desenvolvimento dessas técnicas de comunicação veio da necessidade continuar vivendo.

Por

21/03/2014 às 16h19

Escritor Alex Garcia é exemplo de superação

O escritor Alex Garcia esteve essa semana em Cajazeiras participando do 7º Seminário de Educação Inclusiva da região. Na oportunidade, Alex ministrou palestra sobre estratégias de inclusão e concedeu entrevista para a TV Diário do Sertão.

Alex Garcia é uma pessoa surdocega. Ele contou que tem deficiências de visão e audição bastante graves, o que torna a funcionalidade destes dois sentidos bastante reduzida.

Para se comunicar, Alex usa no computador um ampliador de tela, já que ele ainda possui capacidade de ver vultos apenas com o olho direito.  

O escritor disse que o desenvolvimento dessas técnicas de comunicação veio da necessidade continuar vivendo. “Tinha que me adaptar, buscar me incluir na sociedade. Sou muito feliz, não tenho nada a reclamar da vida”, disse.

Alex contou ainda que viaja sozinho por todo o Brasil e pela America Latina. Apenas quando vai para países mais distantes leva uma intérprete. “Não tenho equipe. Por enquanto não é necessário. É lógico que preciso de algum apoio, mas não é nada fixo. Viajo sozinho”, informou.

O escritor disse que Cajazeiras é a primeira viagem distante que ele fez em 2014. A última, ainda em 2013, foi para New York . “Já visitei mais de 30 países e este ano promete ser bastante corrido”, disse.

Preconceito
Alex Garcia disse que já sofreu muito preconceito. “Já riram de mim, me acharam estranho, mas, isso não faz nenhuma diferença em minha vida. Sou como sou e não tenho vergonha disso”, disse.

Conheça Alex Garcia
Alex Garcia é graduado e pós-graduado, nível de especialização em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, situada na região central do estado do Rio Grande do Sul. Atualmente é Presidente da Associação Gaúcha de Pais e Amigos dos Surdocegos e Multideficientes – AGAPASM –  e escritor. Membro da World Federation of Deafblind. Vencedor do II Prêmio Sentidos. Rotariano Honorário – Rotary Club de São Luiz Gonzaga – RS. Líder Internacional para o Emprego de Pessoas com Deficiência – Professional Program on International Leadership, Employment, and Disability (I-LEAD) pela Mobility International USA – MIUSA. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: atendimento educacional especializado, cidadania, orientações e assessorias, metodologias, direitos, inclusão, acessibilidade e patologias para Pessoas Surdocegas.

Veja Vídeo!

DIÁRIO DO SERTÃO

Tags:
Recomendado pelo Google: