header top bar

section content

Escolas da rede estadual da Paraíba recebem kits da “Provinha Brasil”; projeto é elaborado pelo Inep

Cerca de três milhões de estudantes devem fazer as provas em todo o Brasil, que são elaboradas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira

Por

05/03/2014 às 14h36

Escolas receberão kits da provinha do Brasil

As escolas de ensino fundamental da rede estadual de ensino receberão durante o mês de março os kits de aplicação referentes à primeira etapa da Provinha Brasil (Teste 01/2014). Na Paraíba, serão distribuídos 8.878 testes/provas, que serão encaminhados primeiramente às 14 Gerências Regionais de Educação (GRE) para serem repassados às escolas de ensino fundamental da rede estadual de ensino.

Os testes de português e matemática da Provinha Brasil devem ser aplicados assim que as escolas receberem os kits, nas turmas de 2º ano do ensino fundamental. As escolas também receberão um guia que orienta os professores a aplicar, corrigir e interpretar os resultados. Cerca de três milhões de estudantes devem fazer as provas em todo o Brasil, que são elaboradas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC).

A orientação do Inep é que as provas sejam aplicadas em sequência – português em um dia e, no dia seguinte, matemática. A avaliação ocorre duas vezes por ano, sendo uma no começo do período letivo e outra ao final, para medir a evolução do estudante. De acordo com o Inep, mesmo que o professor ou o aplicador dos testes na escola já tenha experiência com a provinha, é importante que leia o guia.

“O documento contém, por exemplo, um roteiro que deve ser seguido pelo aplicador com o número de questões que o professor deve ler na íntegra para os estudantes responderem, o número de testes que o professor só deve ler em parte e a criança lê o restante e uma parte da prova que deve ser lida totalmente pelo aluno”, explicou a gerente do Programa de Avaliação da Secretaria de Estado da Educação (SEE), Iara Andrade.

A Provinha Brasil é um instrumento do qual a escola, a coordenação pedagógica e o professor dispõem para realizar o diagnóstico do aprendizado das crianças que cursam o segundo ano do ensino fundamental. Sua aplicação não é obrigatória.

Novidade – Segundo informações do Inep/MEC, a partir de março de 2014 será disponibilizado para as instituições de ensino o Sistema Provinha Brasil. Esse Sistema funcionará como ferramenta oferecida pelo Inep às escolas e redes de ensino que desejarem visualizar os resultados da Provinha Brasil em forma de relatórios eletrônicos. Dessa forma, o sistema pretende apoiar as escolas e redes de ensino na análise dos dados produzidos a partir da aplicação da Provinha Brasil. O uso do Sistema não é obrigatório, trata-se de uma opção da escola e da rede de ensino.

Secom

Tags:
Recomendado pelo Google: