header top bar

section content

Senador Wilson Santiago presta grande homenagem a professor paraibano

A iniciativa de homenagear o professor, falecido em 2008, foi do senador Wilson Santiago.

Por

17/10/2011 às 18h09

O Senado Federal homenageou, nesta segunda-feira (17), o “Dia do Professor”, celebrado em 15 de outubro. O símbolo da homenagem foi o professor paraibano, Afonso Pereira, responsável por criar 275 escolas de ensino fundamental, médio, superior e profissionalizante na Paraíba e em, pelo menos, mais cinco Estados brasileiros, sem usar recursos públicos.

A iniciativa de homenagear o professor, falecido em 2008, foi do senador Wilson Santiago (PMDB), que presidiu a sessão. Compuseram a Mesa da sessão a viúva do professor, Clemilde Pereira, e a filha de Afonso Pereira, Ana Flavia, ambas professoras, e, ainda, o presidente da Comissão Parlamentar Mista em Defesa do Magistério, deputado federal Wilson Filho (PMDB-PB).

Em seu discurso, o senador Wilson Santiago relatou parte da história do professor Afonso Pereira, destacando o seu papel pioneiro no campo da cultura e da educação. Entre as iniciativas do homenageado, Santiago citou a fundação do Teatro do Estudante da Paraíba, da Faculdade de Educação da UFPB, da Universidade Autônoma, da Sociedade de Cultura Musical, da Fundação Padre Ibiapina, do Observatório Astronômico da Paraíba, da Biblioteca Central da UFPB, da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais, entre outros.

“O professor Afonso Pereira dedicou toda a sua vida à concretização do ideal de que é preciso educar para libertar, e, com este objetivo, construiu escolas e universidades, mas, também, atuou fortemente no campo da cultura, criando instituições de grande alcance na história da Paraíba no Século XX”, comentou Santiago.

Em seu pronunciamento, o senador paraibano prestou sua homenagem, ainda, aos professores, defendendo o pagamento do piso nacional da categoria e a destinação de 10% do PIB para a educação.

DIÁRIO DO SERTÃO com secom
 

Tags:
Recomendado pelo Google: