header top bar

section content

ATENÇÃO MULHERES: Absorventes internos contém substância causadora de câncer; segundo químico

O caso foi supostamente abafado pela Food and Drugs Administration (FDA)

Por Campelo Sousa

07/04/2016 às 08h26

Entre as mulheres que são conscientes sobre sua saúde, a toxicidade dos absorventes mais vendidos tem sido há muito tempo um tema de preocupação

No final dos anos 70 e começo dos anos 80, mais de 50 mulheres morreram por causa de seus absorventes internos. Foram encontradas bactérias letais e suficientes quantidades de químicos para matar ou causar danos para mais de mil mulheres. O caso foi supostamente abafado pela Food and Drugs Administration (FDA).

A Associação Orgânica de Consumidores publicou a seguinte declaração acerca dos fatos:

“Os mais prejudiciais foram os absorventes internos ultra absorventes da marca Rely, da Procter and Gamble. De acordo o livro Soap Opera: The Inside Story of Procter and Gamble, a companhia rejeitou durante anos as queixas das consumidoras sobre os absorventes. Um memorando de 1975 da empresa, revelou que os absorventes Rely continham agentes conhecidos como causadores de câncer, e que o produto alterava os organismos naturais presentes na vagina. Os produtos Rely foram retirados das prateleiras em 1980, mas muitas mulheres alegam que ficaram com um série de sequelas que incluem histerectomia e infertilidade“.

Entre as mulheres que são conscientes sobre sua saúde, a toxicidade dos absorventes mais vendidos tem sido há muito tempo um tema de preocupação. “Assim como digo um sonoro não ao óleo de algodão, digo pela mesma razão um sonoro não em colocar algodão tóxico em minhas partes íntimas“, escreve Meghan Telpner. “Você sabia que a cada ano, os EUA pulverizam 38 milhões de quilos de pesticidas em 6 milhões de hectares de algodão?”

Em 2015, o químico glifosato foi encontrado na maioria dos produtos de higiene para menstruação. Este químico está presente no herbicida Roundup da Monsanto, o qual é usado em cultivos de algodão geneticamente modificado.

Notícias ao Minuto

Recomendado pelo Google: