header top bar

section content

Tirar uma soneca à tarde faz bem à saúde, diz estudo

Um curto cochilo ajuda mesmo a fortalecer o organismo e diminuir o estresse

Por Campelo - Diário do Sertão em Sousa

12/10/2016 às 12h02 • atualizado em 11/10/2016 às 17h04

Soneca faz bem a saúde

Pense naquela vontade louca de tirar uma soneca logo após o almoço. Se você puder, coloque mesmo em prática. Um cochilo de até 30 minutos melhora seu sistema imunológico e alivia o estresse.

É o que diz um estudo francês. Pesquisadores examinaram a relação entre hormônios e sono em um grupo de 11 homens saudáveis, com idades de 25 a 32 anos. Todos eles foram convidados a tirar uma soneca no laboratório. Na primeira sessão, passaram a noite por lá, mas só puderam dormir durante duas horas. Na tarde seguinte, apareceram outra vez ao laboratório para tirar dois cochilos de meia hora.

Antes e depois de cada sessão, os pesquisadores coletaram amostras de urina e saliva dos participantes. E perceberam que quando dormimos pouco, há um aumento de norepinefrina no corpo, um dos hormônios de estresse responsáveis pela reação de luta ou fuga, que acelera os batimentos cardíacos e a pressão sanguínea. Também houve redução nos níveis de interleukin-6, uma proteína com propriedades antivirais.

Mas uma soneca curta já foi suficiente para reequilibrar os hormônios e essa proteína. Ou seja: um curto cochilo ajuda mesmo a fortalecer o organismo e diminuir o estresse – mesmo se você não tiver dormido quase nada durante a noite.

Super

DIÁRIO ESPORTIVO

DIÁRIO ESPORTIVO: Tudo que rolou no Campeonato Brasileiro e o resumo da rodada do Paraibano

MENSAGEM DE ESPERANÇA

Mensagem de Esperança com Rodrigo Almeida e Nelson Dantas

ENTRETENIMENTO

ASSISTA: Forró das Gatas de Aurora no Ceará agita programa de Maria Calado e bate recorde de audiência

EFEITO IMEDIATO

VÍDEO: Após protesto nas ruas, chefe da PM anuncia ações para combater o crime em São João do Rio do Peixe