header top bar

section content

Status do WhatsApp ganha fotos que somem, no melhor estilo do Instagram

Os amigos que receberem um status com foto, vídeo ou GIF poderão comentá-los

Por Campelo - Diário do Sertão em Sousa

20/02/2017 às 16h04

WhatsApp ganha status com fotos e vídeos; funcionalidade lembra o Snapchat Stories (Foto: Divulgação/WhatsApp)

O WhatsApp repaginou completamente a forma como os usuários enviam status. Sai de cena o texto puro, e no lugar entra a adição de fotos, vídeos e GIFs animados que desaparecem depois de 24 horas. A novidade repete a função Stories do Instagram, que por sua vez já é uma cópia do Snapchat, outra rede social/mensageiro bastante popular entre os internautas mais jovens.

Os status com fotos aparecem “por alguns segundos”. Se tiver legenda, emoji ou algo escrito nela, a duração é um pouco mais longa. Os vídeos podem ter até 45 segundos.

A Holanda e a França recebem a novidade nesta segunda-feira (20). Amanhã é a vez de Reino Unido e Espanha ganharam o recurso, e quarta-feira ele será liberado para usuários da Itália, Arábia Saudita e Israel. “As demais datas de lançamento global serão divulgadas posteriormente”, informa a nota encaminhada a jornalistas. O recurso funciona no Android, iOS e Windows Phone.

Os amigos que receberem um status com foto, vídeo ou GIF poderão comentá-los. Os comentários vão chegar para o autor do status como uma mensagem no chat com estas pessoas.

Personalidades e usuários anônimos poderão criar status abertos a todos. De acordo com o aplicativo, “há ferramentas de segurança que permitem determinar quem verá seu status”. A equipe por trás do WhatsApp explica ainda que “cabe ao usuário fazer essa segmentação, se preferir”.

A funcionalidade de status comportava somente texto desde 2009. Oito anos depois, os criadores do mensageiro apostam que “esta nova ferramenta de status lhe proporcionará a opção de manter seus amigos que utilizam o WhatsApp, facilmente atualizados de uma maneira simples e divertida”.

Em resposta ao TechTudo, a assessoria de imprensa do WhatsApp esclareceu que é possível tirar screenshot (o famoso “print”) dos status novos. O autor da imagem ou vídeo não será notificado, ao contrário do que acontece no Snapchat.

Esta não é a primeira grande novidade do aplicativo em fevereiro. Faz duas semanas que o WhatsApp revelou a adoção da verificação em duas etapas, com direito a uma senha de seis dígitos que é usada para confirmar a identidade do usuário. Em janeiro, o software iniciou a integração com o Instagram e liberou a escrita mesmo em modo offline para donos de iPhone.

No vídeo a seguir, aprenda a fazer citações em grupos de WhatsApp. A dica é útil para que os seus amigos saibam qual mensagem exatamente você está respondendo.

TechTudo

CACHOEIRA DOS ÍNDIOS

VÍDEO: Ex-prefeito rompe o silêncio, fala de derrota e lamenta promessa não cumprida de atual gestor

ENTREVISTA

VÍDEO: Do vício em jogo à fama, ‘Rei das Tapiocas’ de Cajazeiras conta trajetória no programa Xeque-Mate

MARIA CALADO NA TV

Programa Maria calado na TV recebe os Quentes da Pegada da cidade de São João do Rio do Peixe

EM CONTINÊNCIA AO SENHOR JESUS

Programa Em Continência ao Senhor Jesus com a participação do Sargento Souza e Marcos Alan