header top bar

section content

Bebê caminha logo após nascer e vídeo viraliza; assista e entenda tal fenômeno

Embora internautas tenham chamado o feito de 'milagre', o caminhar do recém-nascido é mais comum do que se imagina; entenda a marcha reflexa

Por Priscila Belmont

29/05/2017 às 16h06

Um vídeo brasileiro, que mostra um bebê tentando caminhar logo após nascer, tem impressionado internautas de todo o mundo.

A gravação, que foi feita em uma maternidade, mostra um bebê que acabou de nascer ‘caminhando’ por cerca de um metro. “Gente, a menina tá andando. Acabou de nascer e tá andando”, diz a pessoa que grava o feito.

Nas imagens, a menina recém-nascida é erguida pelas axilas por uma enfermeira e dá passos, se apoiando no braço da profissional de saúde.

O vídeo foi publicado na última quinta-feira (25) no Facebook e já foi curtido por mais de 312 mil pessoas, além de ter sido compartilhado por mais de 1,5 milhão de internautas.

Entre milhares de pessoas admiradas, que chamaram o feito de “milagre”, alguns internautas resolveram fazer piadas com a situação.

“É porque tem que sair andando pra procurar emprego porque, se não, não consegue se aposentar”, escreveu uma seguidora do vídeo, remetendo à reforma da Previdência, proposta pelo governo Temer. “Super baby”, apelidou outra.

Marcha reflexa

Embora muitas pessoas, brasileiras ou não, tenham elogiado a criança e se admirado com o vídeo, alguns internautas mais especializados no assunto disseram que tal feito é comum, que trata-se de um exame, e fizeram críticas alertantes à enfermeira que aparece nas imagens.

“Por favor! Isso não é um milagre. É só um reflexo normal do neonatal, chamado marcha reflexa”, escreveu um internauta alemão. “Esse fenômeno chama-se marcha reflexa, é natural em recém-nascidos neurologicamente saudáveis e desaparece depois!”, explicou outra brasileira.

“O bebê nem nasceu e a enfermeira já está fazendo ele andar, que maldade!”, comentou uma britânica. “Todos os recém-nascidos têm esse reflexo, mas é muito ruim para o bebê que o deixem fazer força com as pernas. Gente ignorante!”, criticou uma argentina.

A marcha reflexa, realmente é um dos vários exames feitos em recém-nascidos para comprovar que todas as células nervosas da criança estão funcionando perfeitamente.

De acordo com especialistas, são seis os reflexos mais importantes que devem ser comprovados logo cedo no recém-nascido e há mais de 15 exercícios feitos na maternidade para testá-los.

A marcha reflexa acontece quando o recém-nascido, apoiado pelas axilas, ergue a perna dando a impressão de estar andando. Esse é o primeiro reflexo a desaparecer. Depois de um mês de vida, a criança para de fazê-lo.

Embora seja uma situação fofa, não é recomendado repetir tal exame muitas vezes, justamente para não forçar os músculos da criança, que ainda são muito fracos.

Além da marcha reflexa, a tentativa de engatinhar, o segurar do dedo da mãe e a busca pelo seio são outros reflexos primitivos do bebês.

Fonte: Saúde – iG

Recomendado pelo Google: