header top bar

section content

Paolla Oliveira usa o “truque do coco” para não sair da dieta; veja como seguir

Ideia é usar a fruta como um snack saudável. Segundo a atriz e nutricionista, isso é uma ótima ideia para controlar a vontade de comer doces

Por Priscila Belmont

08/07/2017 às 08h50 • atualizado em 07/07/2017 às 17h07

Reprodução/ Instagram /@paollaoliveirareal

Paolla Oliveira está no ar na novela “A Força do Querer” como Jeiza, uma policial e lutadora de MMA. O corpo definido da atriz já virou assunto, e recentemente ela contou qual o segredinho da sua dieta: coco.

“Estou louca comendo coco agora. Não tem que fazer? Pega o coco e fica lá, mastigando horas. É uma bela dica. Tem gordura boa, faz um bem danado, tem um docinho e você come sem culpa”, disse Paolla em entrevista ao programa “Vídeo Show” nesta semana.

Pegamos a ideia da atriz e conversamos com Renata Guirau, nutricionista do Oba Hortifruti, para entender melhor esse truque e mostrar como você também pode inseri-lo em sua dieta.

Ideia aprovada

Renata diz que o truque de Paolla é ótimo, pois se trata de uma fruta com uma quantidade muito baixa de carboidrato e isso é perfeito para quem está tentando emagrecer. Fazer como a atriz e comer pedaços da fruta entre as refeições é uma maneira de “segurar a fome com um alimento rico em nutrientes”, afirma a nutricinista.

Entretanto, esse alimento tem um alto teor calórico e deve ser consumido com moderação, de acordo com o plano alimentar indicado por um profissional. Esse valor elevado é resultado das gorduras boas citadas por Paolla.

Mas Renata miniza esse número. “Vale lembrar que calorias apenas não nos dizem muita coisa! A fonte dessas calorias e os nutrientes que vem junto com elas vão determinar se um alimento é indicado ou não para uma alimentação saudável. O coco, por exemplo, é um alimento de alto valor calórico, mas ele é rico em minerais, fibras e antioxidantes, o que justifica seu consumo e faz muito bem à saúde”.

Saciedade em alta

Para Paolla, a fruta ajuda a segurar a vontade por doces, o que ela confessa ser seu ponto fraco na dieta. Mais uma vez, Renata aprova a dica. O alimento ajuda a ter a sensação de saciedade por mais tempo graças as gorduras boas e as fibras em sua composição e, com isso, fica mais simples controlar a gula e a vontade de comer besteiras.

“As fibras não são digeridas e demoram a sair do estômago e as gorduras possuem uma digestão muito lenta. Esses fatores favorecem que o alimento fique mais tempo no estômago e provoque a saciedade por mais tempo. O fato de ser uma fruta que estimula muito a mastigação também está envolvido nesse processo”, explica a nutricionista.

Dicas de consumo

Para fazer da fruta um snack saudável, Renata recomenda comprar o produto e abri-lo em casa. Com isso terá a garantia de um alimento fresco. Ela também tem dicas para dar uma mãozinha no processo. “Para abrir em casa com mais facilidade, basta deixar o coco no formo ligado por alguns minutos (a polpa se soltará com mais facilidade) ou apenas bater nele com martelo de carnes até que ele se abra e, em seguida, retirar os pedaços da polpa com a ajuda de uma faca grande”.

Ainda há a possiblidade de congelar a polpa ou mesmo guardá-la sob refrigeração. “Para durar mais na geladeira, vale a pena colocar os pedaços em potes com água potável e trocar a cada dois dias. Assim a polpa dura até uma semana”, sugere Renata.

A nutricionista diz ainda que, para quem busca mais praticidade, já existe nos mercados lascas ou chips da fruta seca sem a adição de muitos conservantes e que podem ser boas opções de lanches intermediários. “Mas nada se compara ao alimento seco in natura!”, completa.

Derivados da fruta

Não só a polpa da fruta é indicada para uma alimentação saudável. O leite do alimento vira diversas receitas e é uma opção para quem não pode ou não quer ingerir leite de origem animal. Essa bebida também é usada na preparação de smoothies que ajudam a emagrecer e viram ótimos termogênicos , indicados para o consumo antes da atividade física.

Esse alimento ainda vira farinha, água e o queridinho óleo de coco, visto por muitos como a solução para as dietas. Há quem defenda que misturar esse óleo ao café resulta em uma bebida que ajuda na queima de gordura. Mas também é preciso cuidado, pois pesquisas já mostraram que esse óleo não é tão inocente assim .

Lascas caseiras

Renata também ensina uma receita simples para quem quiser fazer as lascas que servem como snacks entre uma refeição e outra em casa. Para a receita você vai precisar de uma unidade média da fruta seca.

Abra a fruta seguindo uma das dicas da nutricionista e retire a polpa. Para fazer as lascas fininhas do alimento, a sugestão é usar um descascador de legumes ou uma faca afiada. Enquanto isso, pré-aqueça o forno.

Feitas as lascas, as disponha em uma forma coberta com papel manteiga e leve ao forno até que elas fiquem douradas. Retire do forno e deixe esfriar. Depois, basta armazer em pequenos potes e levar com você para o trabalho, faculdade ou passeio e usar como aperitivo quando der uma fome fora de hora.

Para um momento que bate a vontade de doce, a sugestão da nutricionista é uma pasta com avelã. Para a receita você vai precisar da polpa de uma fruta seca cortada em pedaços, uma xícara de chá de avelãs sem casca em forma de farinha (para isso, basta bater as avelãs no liquidificador), uma xícara de chá de tâmaras sem caroço e uma colher de sopa de cacau em pó.

O preparo é fácil. Para começar, hidrate as tâmaras picadas em água por 20 minutos. Depois, junte os pedaços ao cacau em pó e à farinha de avelã. Bata no liquidificador até formar uma pasta. Se for preciso, Renata diz que você pode acrescentar água filtrada.

A ideia é passar a pasta em pedaços de coco na hora do consumo para um lanche docinho e saudável.

Delas

Recomendado pelo Google: