header top bar

section content

Perfumes de humanos causam alergia nos animais fazem mal

Produto pode causar feridas, vermelhidão na pele e até edema de glote, o que pode levar o pet à morte

Por O Dia

16/04/2018 às 08h51

Perfume de humanos causa alergias aos pets (Foto: Reprodução / Internet)

Acreditem que se quiser: há anos falando sobre o mundo dos animais fiquei espantada quando soube que há pessoas que passam perfume de humanos em seus pets. Oi? Tem isso? Tem. Como achei um comportamento tão estranho, resolvi aceitar a sugestão de escrever sobre ele. E, apurando, descobri que essa prática é extremamente nociva aos peludos, como eu imaginei. E quem me explicou tudo sobre isso foi Jorge Morais, veterinário e fundador da Animal Place, rede de franquias com serviços integrados de hospital, centro estético e loja.

Segundo ele, a maioria dos perfumes humanos tem como solvente o álcool que causa alergia aos pets. Já o perfume para cão e gato é a base de água. Esse pode, mas com ressalvas. Falaremos sobre ele daqui a pouco.

Morais explica que a alergia é um tema muito amplo e pode se apresentar de diversas formas porque depende da reação de cada pet, porém a mais comum é o incômodo imediato. O peludo espirra, se esfrega no chão ou em tapetes tentando retirar o perfume. E coçar o focinho nesses lugares é demonstração de irritação nos olhos. Além de tudo isso, ele pode salivar e lamber algumas áreas com o perfume. E tudo isso causa vermelhidão e até feridas nas áreas que tiveram contato com perfume.

O veterinário revela que são raros os casos de morte em pets pelo uso do perfume, mas alerta: se o pet for muito alérgico pode ter um edema, que é uma reação alérgica grave de glote, que causa dificuldade respiratória, e o bicho pode morrer.

E voltando ao perfume para pets. Morais garante que eles podem ser usados, mas que também podem causar alergia. Isso vai depender do animal. Por isso, é importante consultar o veterinário antes de perfumar seu peludo e, sempre olhar o rótulo dos produtos antes de comprá-lo. Fica a dica!

Fonte: https://odia.ig.com.br/colunas/e-o-bicho/2018/04/5531415-perfumes-de-humanos-em-animais-fazem-mal-aos-bichos.html

CALDEIRÃO POLÍTICO

Radialista comenta a polêmica união do Prefeito de São João do Rio do Peixe com Ricardo Coutinho. VEJA

CASOS QUASE PERDIDOS

VÍDEO: Médico cajazeirense relata ‘milagres’ na sala de cirurgia que ‘resgataram’ pacientes da morte

EM CONTINÊNCIA AO SENHOR JESUS

A divindade de Cristo e do Espirito Santo é bíblica? Programa Evangélico tira dúvidas em relação ao tema

EX-POLICIAL MILITAR

VÍDEO: Antes de virar pastor, ex-policial diz que matava pessoas porque resolveu “tomar o lugar de Deus”