header top bar

section content

Para combater fake news, WhatsApp vai limitar o envio de mensagens

Cada mensagem só poderá ser encaminhada a 20 pessoas, no máximo, e textos repassados terão uma observação para alertar o destinatário

Por Superinteressante

23/07/2018 às 10h07

Mudanças vão acontecer para evitar as fake news

É fácil espalhar notícias falsas através do WhatsApp. O Facebook conta com algoritmos que prometem reduzir seu alcance e oferece a possibilidade de denunciar posts fradulentos, mas o WhatsApp não tem virtualmente limite nenhum. Se a mensagem possuir algum apelo, viraliza em questão de horas – mesmo se for a mais deslavada cascata.

Para tentar combater isso, o WhatsApp anunciou uma mudança: agora, o aplicativo irá limitar o uso do recurso “encaminhar mensagem”, o mais usado para espalhar inverdades. O usuário não poderá encaminhar a mesma mensagem para mais de 20 pessoas ou grupos, o que reduz seu potencial de viralização. Além disso, o WhatsApp avisará os destinatários de que aquela mensagem é um encaminhamento (para que eles fiquem mais atentos e desconfiem de seu conteúdo).

Na Índia, a regra será ainda mais rígida. O problema das fake news está causando consequências graves no país, onde 24 pessoas foram mortas após serem acusadas injustamente de sequestrar crianças. Por lá, não será permitido encaminhar uma mensagem para mais de cinco pessoas.

O Facebook deleta notícias falsas que possam incitar violência, mas seria inviável fazer a mesma coisa no WhatsApp – pois nele todas as conversas são criptografadas, e em tese nem os criadores do app conseguem ter acesso a elas.

Fonte: Superinteressante - https://super.abril.com.br/tecnologia/para-combater-fake-news-whatsapp-vai-limitar-o-envio-de-mensagens/

Recomendado pelo Google: