header top bar

section content

DESCUBRA O SEU: Hábitos, manias e tiques podem ser transtorno obsessivo-compulsivo

Psiquiatra Ana Gabriela Hounie e pediatra Ana Escobar foram convidadas. Veja dicas

Por

04/10/2011 às 10h36

Bater três vezes na madeira, entrar com o pé direito, não passar embaixo de escada ou ter medo de quebrar um espelho são hábitos supersticiosos manifestados por muita gente. Mas, quando essas atitudes viram hábitos, tiques ou TOC (transtorno obsessivo-compulsivo), começa o problema.

Pode ser uma mania de limpeza, de piscar, roer as unhas, fazer barulhos com a boca, manter os objetos simétricos ou verificar várias vezes se a porta está fechada. Para falar sobre a detecção e o tratamento desses distúrbios, a psiquiatra Ana Gabriela Hounie e a pediatra Ana Escobar estiveram presentes no Bem Estar desta terça-feira (4).

As donas de casa reclamam muito desses hábitos que parecem compulsivos, principalmente os relacionados à limpeza e à arrumação doméstica. Um hábito só passa a ser compulsão ou doença se o que o motiva é uma obsessão ou um pensamento muito forte.

Segundo os médicos, deve-se evitar falar diretamente para uma pessoa que ela tem tique. Algumas podem se ofender com esse tipo de comentário. Outras nem sabem que têm e podem se irritar.

Por isso, é sempre bom procurar a família da pessoa, que reúne mais condições de dar apoio e certamente já percebeu o problema. Além disso, o tique é um problema com um fator genético envolvido.

Fatores emocionais, como nervosismo, estresse, cansaço ou falta de sono, podem piorar transtornos psiquiátricos. Isso porque a instabilidade aumenta a quantidade de adrenalina descarregada no corpo, o que pode provocar uma crise de tiques.

Alimentos estimulantes, como café, chá verde ou preto, chocolate e guaraná, podem estimular o efeito da dopamina no cérebro. Com isso, a pessoa fica mais tensa e acelerada, o que faz com que também haja um descontrole dos tiques.

G1

Tags:
Recomendado pelo Google: