header top bar

section content

É muita dor: a endometriose é causa de infertilidade nas mulheres; Médico explica!

Doença que, quando não diagnosticada, diminui a capacidade da mulher engravidar.

Por

31/05/2015 às 21h14

O médico Oscar Sobral trouxe ao programa Café Conectado (ao vivo nas manhãs das terças-feira) da TVDS, no dia 26 de maio, informações sobre a Endometriose, causa de tantas dores nas pessoas do sexo feminino.

Dr. Oscar explica que a endometriose é uma doença benigna, crônica, que acontece quando o endométrio – tecido que reveste o interior do útero – vai para outros órgãos da pelve. 

Quando não diagnosticada, a doença progride, intensificando a reação inflamatória e a dor, que acarreta também a deformação dos órgãos do aparelho reprodutor, diminuindo a capacidade da mulher engravidar.

Veja mais:

?Dr. Oscar fala do vírus HPV e da vacina que previne Câncer?

?Médico responde dúvidas populares sobre os métodos anticoncepcionais. 'Qual o ideal?'?

Os principais sintomas citados foram cólica menstrual intensa e forte dor durante o ato sexual. No Brasil, seis milhões de mulheres são acometidas, 30% destas ficam estéreis; 60% delas têm junto dor e infertilidade, 20% apenas dor e 20% apenas infertilidade.

50% das mulheres no mundo são inférteis por causa da endometriose, que atinge 15% da população feminina entre 13 e 45 anos.

Como métodos que auxiliam no diagnóstico o médico cita o ultrassom, a ressonância magnética e cirurgias vídeo-laparoscópicas. 

Dentre os tratamentos de controle da doença dr. Oscar destaca o uso de anticoncepcional de forma contínua para que a mulher não passe pelos estágios pré-menstruais, o que desencadearia o processo inflamatório, causa de tantas dores. 

Acompanhe as informações do médico Oscar Sobral sobre a Endometriose:

DIÁRIO DO SERTÃO

Tags:
Recomendado pelo Google: