header top bar

section content

Árbitro da luta que levou português à morte garante: “Parei na hora certa”

Mariusz Domasat afirma que, em nenhum momento anterior à paralização, houve razão para interromper o combate que culminou com o falecimento de João Carvalho

Por Campelo - Diário do Sertão em Sousa

13/04/2016 às 12h39

Charlie Ward venceu João Carvalho por nocaute técnico no terceiro round no TEF 1 (Foto: Dave Fogarty - Independent)

Terceiro homem no cage em que lutavam o irlandês Charlie Ward e o português João Carvalho no Total Extreme Fighting 1, o árbitro polonês Mariusz Domasat chegou a ser criticado por Conor McGregor por não ter parado a luta um pouco mais cedo. O combate, vencido por Ward por nocaute técnico culminou com a morte de Carvalho dois dias depois, no hospital Beaumont, em Dublin, na Irlanda. Entrevistado pelo jornal “Daily Star”, Domasat garantiu que sua atuação foi correta, e negou ter demorado a interromper o duelo, como chegou a comentar Conor McGregor, que estava presente ao evento.

– Se vocês virem a luta, perceberão claramente que não havia razão para interrompê-la antes de quando eu fiz. Eu parei o combate quando houve uma razão para fazê-lo. Um lutador, no caso João Carvalho, não estava mais lutando. Qualquer um que tenha uma noção mínima do que é MMA verá que a luta foi parada na hora exata. Sou um árbitro experiente e membro da IAPA (Irish Amateur Pankration Association), que zela pela segurança do MMA no país. Sei o que estou fazendo.

Segundo o jornal, duas investigações paralelas estão em curso no momento: a Gardai (polícia irlandesa) ainda levanta dados sobre a morte de João Carvalho, e um relatório será levado à Corte de Dublin, que é o padrão em qualquer investigação sobre mortes súbitas. Separadamente, a HSA (Health and Safety Authority, uma espécie de órgão que zela pela saúde e segurança públicas na Irlanda), iniciou a sua própria investigação preliminar sobre o caso, e seus agentes determinarão se o caso terá prosseguimento ou não a partir dos dados coletados.

Sportv

ENTREVISTA

VÍDEO: Programa Psicologia no Ar recebe professor doutor de Cajazeiras pra falar sobre Psicologia Social

INTERVIEW

VÍDEO: Autor do filme “Memória Bendita” fala sobre os desafios de promover cultura na região de Sousa

EM CONTINÊNCIA AO SENHOR JESUS

Programa: Em Continência ao Senhor Jesus com os membros da Igreja Fonte de Água da Vida

MARIA CALADO NA TV

Maria Calado na TV recebe diretamente do Rio Grande do Norte, Fábio Carvalho; CONFIRA!