header top bar

section content

Suárez tem boa vantagem sobre CR7 na rodada final pela Chuteira de Ouro

Atacante do Barcelona marcou 37 gols no Espanhol, contra 33 do craque do Real

Por Campelo - Diário do Sertão em Sousa

09/05/2016 às 14h00

A corrida pela Chuteira de Ouro, prêmio entregue ao maior artilheiro entre as principais ligas europeias, promete movimentar a última rodada dos torneios no Velho Continente, que acontecerá no próximo fim de semana. Quem lidera a corrida pela honraria e está muito perto de levar é o atacante Luis Suárez, do Barcelona, que tem 37 gols e soma 74 pontos. Ele é seguido pelo português Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, que soma 33 gols e 66 pontos. Vale lembrar que CR7 terá apenas mais uma rodada no Espanhol para superar o uruguaio, o que torna a sua missão muito difícil.

O atacante Suárez já levou a chuteira de ouro na temporada 2013/14, quando defendia o Liverpool. Na época, marcou 31 gols no Campeonato Inglês. Ele é apenas o segundo uruguaio vencedor do prêmio. Antes, em 2004/05, Diego Forlán fez 25 com a camisa do Villarreal no Campeonato Espanhol.

Suárez celebra gol pelo Barcelona (Foto: JOSEP LAGO / AFP)

Suárez marcou dois gols pelo Barcelona no clássico contra o Espanyol, pela Liga Espanhola (Foto: JOSEP LAGO / AFP)

Segundo na lista da Chuteira de Ouro desta temporada, Cristiano Ronaldo é “íntimo” do prêmio. Já levou para casa em quatro oportunidades: 2007/08, pelo Manchester United, 2010/11, 2013/14 e 2014/15, todas pelo Real Madrid. Em sua melhor temporada que o consagrou como artilheiro da Europa, CR7 fez 48 gols. E foi justamente a última.

Cristiano Ronaldo Real Madrid Valencia (Foto: AFP)

Cristiano Ronaldo fez dois contra o Valencia (Foto: AFP)

Colado em CR7 aparece o atacante Higuaín, do Napoli. Pipita marcou até o momento 33 gols com a camisa do Napoli no Campeonato Italiano, somando os mesmos 66 pontos, e terá ainda mais uma chance de ampliar essa marca: contra o Frosinone, no próximo sábado, no jogo que encerra a temporada da competição.

Higuaín seria apenas o terceiro argentino a conquistar a Chuteira de Ouro. Antes dele, Hector Yazalde, que defendia o Sporting, ganhou em 1973/74 ao marcar 46 gols no Campeonato Português. E Messi levou em três oportunidades pelo Barcelona: 2009/10, 2011/12 e 2012/13. Na temporada 2011/12, o craque do time catalão fez 50 gols no Campeonato Espanhol.

Apenas um brasileiro aparece no top-10 desta temporada. Trata-se de Jonas, do Benfica, que chegou a liderar a corrida pelo prêmio, mas perdeu fôlego. Ele já marcou 31 gols no Campeonato Português, somando 62 pontos. Na história, só dois brasileiros levaram a Chuteira de Ouro: Ronaldo em 1996/97 pelo Barcelona (34 gols), e Jardel duas vezes, em 1998/99 pelo Porto (36 gols), e 2001/02 pelo Sporting (42 gols).

Tabela artilheiros da Europa (Foto: globoesporte.com)

A pontuação para a Chuteira de Ouro é feita de acordo com o ranking da Uefa. Cada gol marcado nas principais ligas avaliadas pela entidade (alemã, espanhola, inglesa, italiana e portuguesa) vale dois pontos. Nas ligas francesa, austríaca, belga, búlgara, tcheca, croata, escocesa, grega, holandesa, israelense, norueguesa, polonesa, russa, sérvia, suíça, turca e ucraniana, o gol é multiplicado por 1,5. Nas demais ligas da Uefa, cada bola na rede vale apenas um ponto.

GE

DIÁRIO ESPORTIVO

Tudo sobre as novas contratações e a preparação dos times para o Campeonato Paraibano 2018

PSICOLOGIA NO AR

VÍDEO: Psicólogos debatem comportamento do ‘stalker’ nas redes sociais e quando o amor se torna obsessão

EM CONTINÊNCIA AO SENHOR JESUS

Programa: Em Continência ao Senhor Jesus com os membros da Igreja Batista Independente

MARIA CALADO NA TV

Com muita irreverência, banda Gata Dengosa estoura a audiência no programa Maria Calado na TV; ASSISTA!