header top bar

section content

Paraíba é o único estado que ainda não definiu representantes da Série D

Quarta divisão começa no dia 12 de junho, mas até aqui a Paraíba não conhece os times que vão disputá-la. CBF espera a definição do Campeonato Paraibano

Por Campelo - Diário do Sertão em Sousa

15/05/2016 às 12h39

CSP aguarda retomada do Paraibano para saber se vai disputar pela primeira vez o Brasileiro da Série D (Foto: Hévilla Wanderley / GloboEsporte.com/pb)

Está tudo definido. Ou melhor, quase tudo. É que a CBF divulgou a tabela detalhada da Série D do Campeonato Brasileiro, com todos os grupos definidos. A única pendência, no entanto, é indicação dos dois clubes que representarão a Paraíba na competição, que tem início marcado para o dia 12 de junho.

Neste ano a Série D contará com 68 equipes participantes, divididas em 17 grupos com quatro equipes. Os primeiros colocados de cada grupo e os 15 melhores segundos colocados ganham vaga para a segunda fase da competição, totalizando 32 classificados para a fase de mata-mata que segue até chegar à final. Lembrando que as quatro equipes semifinalistas garantem vaga na Série C do Campeonato Brasileiro de 2017.

Os grupos são regionalizados e um dos representantes da Paraíba está no grupo A7, juntamente com o Galícia, América-PE e Globo FC. Já o segundo representante paraibano na competição está no grupo A9 com Murici, Fluminense de Feira de Santana e Sergipe. A CBF não informou quem é o PB-1 (primeiro clube classificado via estadual) e o PB-2 (segundo time).

No entanto, a tabela está definida. O representante que está no Grupo A7 estreia em casa contra o Globo FC. Já o time que cair no Grupo A9 terá como primeiro adversário o Murici, jogando no interior alagoano.

Quatro times podem representar a Paraíba. O Campinense não precisa nem entrar em campo para ficar com uma das vagas. Basta o Treze não tenha êxito em seu recurso no STJD, em que pede a exclusão da Raposa do Campeonato Paraibano. A segunda vaga da Paraíba na Série D ficaria então entre CSP e Sousa.

Os representantes da Paraíba, no entanto, ainda não foram definidos porque o Campeonato Paraibano foi paralisado por um imbróglio judicial envolvendo Treze e Campinense. Isto porque o Galo entrou com uma ação contra a Raposa no Tribunal de Justiça da Paraíba, pedindo a exclusão do Rubro Negro por suposto descumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal do Esporte.

O tribunal começou a julgar o mérito da liminar na última quarta-feira, mas o julgamento foi suspenso quando cinco auditores votaram pela improcedência do pedido do Treze e a auditora Graça Almeida pediu vistas do processo. Uma nova sessão foi marcada para a sexta-feira, para que a votação fosse concluída.

Enquanto isso, a Federação Paraibana de Futebol marcou as partidas da semifinal para esta sexta-feira – mesmo dia da conclusão do julgamento – e para a próxima segunda-feira, mas o presidente do STJD, Caio César Rocha, suspendeu o campeonato e tirou o processo do tribunal local, para ser julgado pelo pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva, no Rio de Janeiro. Agora a ação será julgada na próxima quinta-feira, às 10h.

GE

CACHOEIRA DOS ÍNDIOS

VÍDEO: Ex-prefeito rompe o silêncio, fala de derrota e lamenta promessa não cumprida de atual gestor

ENTREVISTA

VÍDEO: Do vício em jogo à fama, ‘Rei das Tapiocas’ de Cajazeiras conta trajetória no programa Xeque-Mate

MARIA CALADO NA TV

Programa Maria calado na TV recebe os Quentes da Pegada da cidade de São João do Rio do Peixe

EM CONTINÊNCIA AO SENHOR JESUS

Programa Em Continência ao Senhor Jesus com a participação do Sargento Souza e Marcos Alan