header top bar

section content

veja mais Esportes

Palmeiras vence mais uma, e chance de ganhar o Brasileiro sobe para 74%

Apesar da vitória sobre o Santa Cruz, probabilidade de o Fla levar o título diminui para 19%. Risco de o Inter ser rebaixado cai para 43% com triunfo diante do Coritiba

Por C. Campelo

10/10/2016 às 08h13

Tabela brasileirão

À medida que o número de jogos vai diminuindo, o líder Palmeiras vê aumentar sua chance de conquistar o Campeonato Brasileiro. Segundo o site Infobola.com.br, do matemático Tristão Garcia, com a vitória por 2 a 0 sobre o lanterna América-MG, no Estádio do Café, em Londrina, a probabilidade de o Verdão ser campeão passou de 63% para 74%. O Flamengo, por sua vez, reduziu de 23% para 19% as suas possibilidades de levantar a taça após a vitória por 3 a 0 sobre o penúltimo colocado Santa Cruz, no Pacaembu, em São Paulo. Faltando nove rodadas para o término da competição, a diferença entre as equipes segue de três pontos (60 a 57). Além dos clubes paulista e carioca, outros dois times seguem na briga pelo título com chances reduzidas: Atlético-MG (6%) e Santos (1%).

Com o aumento do G-4 para G-6, Palmeiras, Flamengo e Atlético-MG, todos com 99% de chances, estão praticamente garantidos na próxima edição da Taça Libertadores. O Santos, com 94% de probabilidade, também está com a classificação bem encaminhada. As outras duas vagas permanecem em aberto. Atual quinto colocado com 46 pontos, o Fluminense tem 64% de possibilidades de disputar a competição mais importante da América do Sul. Embora esteja na sétima posição com 44 pontos, o Botafogo tem 47% de chances de assegurar a sua presença no torneio contra 43% do Atlético-PR, que está em sexto lugar com 45 pontos.

O levantamento tem como base o mando de campo dos jogos e o retrospecto das equipes na competição, bem como a dificuldade dos jogos em função dos adversários. Outros sete clubes também estão no páreo: Grêmio (31%), Corinthians (14%), Ponte Preta (5%), Chapecoense (2%), além de Cruzeiro, Coritiba e São Paulo, todos com 1%. Para Tristão, o time que somar 61 pontos praticamente garante uma das seis vagas na Libertadores.

Na luta contra o rebaixamento, o lanterna América-MG apresenta 99% de risco de cair no término da 29ª rodada, enquanto o Santa Cruz tem 98%. Outra equipe bem ameaçada é o Figueirense. Com a derrota em casa por 1 a 0 para o Botafogo, a probabilidade de a equipe catarinense disputar Série B em 2017 subiu de 55% para 74%. Por outro lado, o triunfo do Internacional sobre o Coritiba por 1 a 0 diminuiu as possibilidades de o Colorado disputar a Segunda Divisão pela primeira vez de 63% para 43%.

Outros sete times ainda não se livraram do fantasma do rebaixamento: Sport (30%), Vitória (21%), Cruzeiro (13%), São Paulo e Coritiba, ambos com 8%, além de Chapecoense (4%) e Ponte Preta (2%). Na opinião de Tristão Garcia, 47 pontos é uma soma que praticamente assegura a permanência de uma equipe na elite do futebol nacional.

GE

DIÁRIO ESPORTIVO

Diário Esportivo recebe a atleta Rebeca Café e as integrantes do Cajá Volley de Cajazeiras

MENSAGEM DE ESPERANÇA

Programa Mensagem de Esperança com Maria Vitória e Rodrigo Almeida 19.05.2017

MARIA CALADO NA TV

Banda cajazeirense estourada na Paraíba mostra autêntico forró no programa Maria Calado na TV e público aprova atração. VEJA VÍDEO!

INTERVIEW

Equipe de Mountain bike Team Race da cidade de Cajazeiras conta sua trajetória e incentiva a população a participar dessa modalidade. Confira!