header top bar

section content

Técnico Tite mantém base e chama Rodrigo Caio para seleção

Relação de Tite tem 24 nomes, ao contrário dos 23 usuais. Isso se dá pela situação do volante Casemiro, do Real Madrid, que ainda se recupera de lesão e voltou a ser chamado

Por Campelo Sousa

22/10/2016 às 09h06 • atualizado em 21/10/2016 às 14h08

Tite admitiu surpresa com o resultado da Seleção (Foto: Pedro Martins / MoWA Press)

O técnico Tite anunciou a lista de convocados da seleção brasileira para os duelos com Argentina e Peru, válidos pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2018, que serão disputados em novembro, e manteve a base da relação anterior, tendo como novidades apenas o zagueiro Rodrigo Caio e os jogadores que precisaram ser cortados dos confrontos com Bolívia e Venezuela por estarem lesionados.

Até por isso, a relação de Tite tem 24 nomes, ao contrário dos 23 usuais. Isso se dá pela situação do volante Casemiro, do Real Madrid, que ainda se recupera de lesão e voltou a ser chamado. Os outros nomes convocados que tinham sido cortados anteriormente foram o lateral-esquerdo Marcelo, também do Real Madrid, e o atacante Douglas Costa, do Bayern de Munique.

A dúvida envolvendo a disponibilidade de Casemiro também pesou para a presença na lista de convocados de Rodrigo Caio, o que deixou a seleção brasileira com cinco zagueiros chamados – o jogador são-paulino até iniciou a sua carreira como volante, depois passando a atuar mais recuado, e Tite resolveu apostar na sua polivalência.

Rodrigo Caio, aliás, não chega a ser uma novidade completa no curto período de Tite à frente da seleção brasileira. Logo na sua primeira lista à frente da equipe, o treinador chamou o são-paulino, que precisou ser cortado por causa de uma lesão, sendo substituído por Pedro Geromel. Agora ele voltou a ser lembrado para a seleção brasileira.

Assim como para os duelos anteriores, Tite chamou 24 jogadores porque Paulinho estava suspenso do compromisso com a Bolívia, o único nome ausente daquela relação inicial, que depois precisou sofrer três cortes, foi o do meia Oscar.

De resto, Tite manteve a base da convocação anterior da seleção brasileira, mostrando que, após quatro jogos e quatro vitórias, já tem uma base consolidada, que inclusive colocou a equipe na liderança das Eliminatórias e a levou a ascender para o terceiro lugar no ranking da Fifa, atualizado nesta semana.

O duelo contra a Argentina está marcado para 10 de novembro, no Mineirão, em Belo Horizonte, na primeira volta do Brasil ao palco da derrota por 7 a 1 para a Alemanha, nas semifinais da Copa do Mundo de 2014. Depois, na madrugada do dia 15 para o 16, a seleção vai encarar o Peru, como visitante, em Lima.

A programação da seleção também foi divulgada pela comissão técnica, com a definição de que a seleção ficará em Belo Horizonte até o domingo após o jogo com a Argentina, só treinando no Peru na segunda-feira, 14 de novembro. Antes, o Brasil vai se preparar no Independência na segunda-feira, nos dois dias seguintes no Mineirão, e na sexta-feira, no sábado e no domingo na Cidade do Galo, o CT do Atlético Mineiro.

Estes serão os últimos compromissos do Brasil em 2016, com o torneio classificatório da América do Sul para o Mundial da Rússia sendo retomado em março de 2017. E nesses duelos, o Brasil vai colocar pela primeira vez em defesa a liderança das Eliminatórias, assegurada na última rodada, quando superou a Venezuela, fora de casa.

A situação dos adversários é bem diferente. A Argentina está em crise e ocupa a quinta colocação, o que a levaria a disputa uma repescagem mundial para tentar assegurar a sua vaga na próxima Copa do Mundo, mas agora contará com o retorno do craque Lionel Messi. Já a seleção peruana ocupa uma modesta oitava posição, com pequenas chances de classificação para o torneio na Rússia.

Embora não tenha partidas agendadas no período entre um compromisso e outro da seleção, o Campeonato Brasileiro não vai parar. A 34ª rodada terá duelos em 5, 6 e 7 de novembro, enquanto os compromissos da 35ª vão ser nos dias 16 e 17.

Confira a lista de convocados do Brasil para os duelos com Argentina e Peru:

Goleiros: Alisson (Roma), Alex Muralha (Flamengo) e Weverton (Atlético-PR).

Laterais: Daniel Alves (Juventus), Fagner (Corinthians), Filipe Luís (Atlético de Madrid) e Marcelo (Real Madrid).

Zagueiros: Gil (Shandong Luneng), Marquinhos (Paris Saint-Germain), Miranda (Inter de Milão), Rodrigo Caio (São Paulo) e Thiago Silva (Paris Saint-Germain).

Meio-campistas: Casemiro (Real Madrid), Fernandinho (Manchester City), Giuliano (Zenit), Lucas Lima (Santos), Paulinho (Guangzhou Evergrande), Philippe Coutinho (Liverpool), Renato Augusto (Beijing Guoan) e Willian (Chelsea).

Atacantes: Douglas Costa (Bayern de Munique), Roberto Firmino (Liverpool), Gabriel Jesus (Palmeiras) e Neymar (Barcelona).

Estadão Conteúdo

Tags:
Recomendado pelo Google: