header top bar

section content

Conselheiro do Fla contesta inclusão de escudo da Chape em uniforme

Eduardo Vinícius cita artigo em manual de uniformes, mas presidente do Conselho Deliberativo afirma que homenagem deve ser aprovada em votação nesta quinta

Por Estagiário

04/12/2016 às 20h00 • atualizado em 04/12/2016 às 16h59

Escudo da Chapecoense estará na camisa do Flamengo em jogo do próximo domingo (Foto: Divulgação)

A homenagem programada pelo Flamengo à Chapecoense encontrou um opositor. O conselheiro Eduardo Vinicius contestou a impressão do clube catarinense no uniforme da equipe que no próximo domingo enfrenta o Atlético-PR, pela última rodada do Campeonato Brasileiro. Ele se baseia no Manual de Uniformes de Competição do clube.

O artigo 5.1 inciso D explica que não permitido ao Flamengo incluir emblemas ou sinais de outros clubes na sua camisa.

– Eu acho que havia inúmeras formas de homenagear a Chapecoense, principalmente pelo momento. Mas já fizeram homenagens em braçadeiras de capitão, por exemplo. Sou contra a colocação do escudo porque isso não está de acordo com o manual. Colocar o escudo no uniforme é a maneira menos criativa possível – disse Eduardo Vinícius.

No entanto, na reunião do Conselho Deliberativo desta quinta-feira, uma das pautas será a votação dessa questão. O conselho tem soberania para abrir exceções caso haja maioria simples de votos. E a tendência é que a posição de Eduardo Vinícius seja minoria.

– O Flamengo exige que iniciativas como essa sejam submetidas ao conselho. Mas sentimos que a comoção no clube com a tragédia da Chapecoense é enorme, então deve ser aprovada. Será uma bonita homenagem do nosso clube – ressaltou Rodrigo Dunshee de Abranches, presidente do Conselho Deliberativo.

Embora conteste a inclusão do escudo da Chapecoense na camisa do Flamengo, o conselheiro Eduardo Vinícius deixou claro que é necessário respeitar a decisão da maioria na votação desta quinta-feira.
– O presidente do Conselho Deliberativo agiu de maneira correta e convocou a reunião para que o Conselho, que é soberano, tome uma decisão quanto à restrição feita pelo manual. A partir da revogação, a proposta de aplicação estaria dentro das normas, e provavelmente será aprovada. E que se respeite democraticamente o resultado – afirmou.

Além do escudo do time catarinense, será votada a impressão da palavra “Esplendor” na barra da camisa. Trata-se de referência ao hino oficial do clube.
“Ó glorioso verde que se expande / Entre os estados, tu és sempre um esplendor / Nas alegrias e nas horas mais difíceis / Meu furacão, tu és sempre um vencedor”, diz o trecho inicial do hino.

Globo Esporte

Recomendado pelo Google: