header top bar

section content

Corinthians supera rivais na média de público; Castelão tem recorde do ano

Timão fica no topo do ranking com 30.336 torcedores por jogo. Fortaleza x Juventude registra o maior número de pagantes na temporada. Libertadores atrai mais torcida

Por Ana Maria

16/12/2016 às 15h00 • atualizado em 16/12/2016 às 12h34

Corinthians é o time com maior média de público no ano (Foto: Marcos Ribolli)

A torcida do Corinthians não é chamada de Fiel à toa. Assim como no ano passado, o Timão ficou na liderança do ranking de maiores médias de público de 2016. Foram 30.336 torcedores pagantes por jogo, sendo 1.061.767 ingressos vendidos no total em 35 partidas com o mando de campo na atual temporada.

Desta vez, a vantagem da equipe do Parque São Jorge sobre o Palmeiras foi bem apertada: apenas 1.322 torcedores a mais que o rival, segundo colocado, com 29.014 pagantes por jogo. Em compensação, o Verdão superou o Corinthians na lista de média de público dos 128 clubes das Séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro.

A novidade na parte de cima do ranking é o São Paulo. Com 22.790 espectadores por partida, o Tricolor Paulista está na terceira posição entre os times que mais atraíram torcedores para os estádios neste ano. Logo atrás vem o Grêmio, com 21.572 pagantes por jogo. O arqui-inimigo Internacional, mesmo sofrendo a primeira queda para a Série B na sua história, fecha o Top 5, com 20.372 torcedores por partida. Confira todos os públicos e rendas dos principais campeonatos do Brasil

Em comparação com o ranqueamento de 2015, a queda mais significativa foi do Flamengo, da terceira para a oitava colocação. A explicação para isso se deve ao fato do Rubro-Negro ter jogado em estádios com capacidade máxima de 21 mil torcedores, como por exemplo o Kleber Andrade (8 jogos), em Cariacica, e o Raulino de Oliveira (9 jogos), em Volta Redonda. Isso porque o Maracanã estava entregue ao comitê organizador dos Jogos Olímpicos Rio 2016.

Veja o ranking com as 20 maiores médias de pagantes neste ano:

MAIORES PÚBLICOS E RENDAS EM 2016

Torcida do Fortaleza bateu o recorde de público pagante na temporada (Foto: Roberto Leite)

Após empatar com o Juventude, no jogo de ida das quartas da Série C do Campeonato Brasileiro, o Fortaleza precisava de uma vitória para voltar à Série B em 2017. No entanto, o placar de 1 a 1 eliminou o Tricolor do Pici e pôs fim a esperança de subir de divisão.

Apesar de não conseguir o objetivo, o clube cearense bateu o recorde de público pagante no ano. Foram 63.923 torcedores que pagaram ingresso para assistir ao jogo no Castelão.

O segundo maior público foi registrado na derrota do São Paulo para o Atlético Nacional, por 2 a 0, no jogo de ida da semifinal da Taça Libertadores. Na ocasião, o Morumbi recebeu 61.766 espectadores para uma renda bruta de R$ 7.526.480,00, a maior arrecadação de um jogo na temporada.

LIBERTADORES E MARACA ATRAEM MAIS TORCEDORES

Dentre todos os campeonatos disputados em 2016, a Taça Libertadores, como de praxe, foi a que teve a maior média de pagantes: 36.186 torcedores por jogo. Muito por conta de ser uma competição de grande importância, cujo o campeão garante vaga no Mundial de Clubes, e por ter jogos decisivos no sistema mata-mata. O Campeonato Brasileiro está em segundo, com 15.200 pagantes. Logo atrás aparece a Primeira Liga, que teve a primeira edição neste ano, com 11.842 espectadores por partida.

No ranking de média de público por estádio, o Maracanã tem o maior o número de torcedores em 2016. Em nove jogos, o maior palco do Rio de Janeiro obteve média de 40.539 pagantes. A Arena Palmeiras vem em segundo na lista, com 31.690 espectadores. Isso se deve à ótima campanha do Alviverde no Brasileirão, que culminou no nono título.

Globo Esporte

ENTREVISTA

VÍDEO: Do vício em jogo à fama, ‘Rei das Tapiocas’ de Cajazeiras conta trajetória no programa Xeque-Mate

MARIA CALADO NA TV

Programa Maria calado na TV recebe os Quentes da Pegada da cidade de São João do Rio do Peixe

EM CONTINÊNCIA AO SENHOR JESUS

Programa Em Continência ao Senhor Jesus com a participação do Sargento Souza e Marcos Alan

DIÁRIO ESPORTIVO

Diário Esportivo recebe os organizadores do 1º Eco pedal e o garoto prodígio do futebol Luiz Felipe