header top bar

section content

Marcado pelo equilíbrio, início do Paraibano tem um líder por rodada

Campinense, CSP, Atlético de Cajazeiras e Botafogo-PB já estiveram na ponta da tabela nessas primeiras quatro rodadas do campeonato estadual deste ano

Por Diário do Sertão

21/01/2017 às 18h14

Botafogo-PB lidera o Paraibano após vitória da última quarta-feira (Foto: Raniery Soares / Paraíba Press / Botafogo-PB)

Embolado. Esse é o Campeonato Paraibano de 2017, que já teve quatro líderes nas primeiras quatro rodadas: Campinense, CSP, Atlético de Cajazeiras e Botafogo-PB. Além disso, a diferença entre o primeiro colocado, o Belo, para o quinto, o Tigre, é de apenas três pontos. E o equilíbrio também se vê no rodízio de times do G-4, já que apenas o atual líder esteve na zona de classificação desde o início do estadual. Outro forte indício do nivelamento é que nas três primeiras rodadas já não havia mais nenhuma equipe invicta.

Líder da primeira rodada, o Campinense até começou bem, goleando o Serrano-PB por 4 a 1 (única goleada na competição até o momento. Mas depois caiu de produção e está há três jogos sem vencer: uma derrota e dois empates. A Raposa agora amarga a sexta colocação, com apenas cinco pontos conquistados. Uma campanha bem abaixo da que os torcedores rubro-negros estavam acostumados. Nas últimas cinco edições do Paraibano, o Rubro-Negro praticamente não saía do topo.

No estadual do ano passado, o Campinense liderou o Grupo A junto com o Auto na primeira rodada, mas depois se isolou em primeiro até o fim. Em 2015, liderou as primeiras rodadas e depois perdeu a posição para o Botafogo-PB. Mesmo assim, se manteve no segundo lugar até o encerramento da primeira fase. O time de Campina Grande também ficou nas primeiras posições em 2012, 2013 e 2014. A última campanha em que o time rubro-negro não conseguiu chegar ao topo da tabela em nenhum momento, oscilando entre a segunda e a terceira posições por 18 rodadas, foi a de 2011.

Neste momento, Atlético-PB, Treze e Serrano-PB estão empatados com sete pontos, esperando um tropeço do Botafogo-PB para chegarem à parte mais alta da tabela de classificação. Desses times, apenas o Trovão Azul já esteve em primeiro. Assim, o campeonato pode ter mais dois líderes inéditos, se o Galo e o Lobo da Serra conseguirem o feito.

Sem chances de assumir a tão desejada posição já nesta próxima rodada, estão Internacional-PB (4 pontos), Paraíba (3 pontos), Sousa (3 pontos) e Auto Esporte (2 pontos). Mas, com tanto campeonato pela frente, com 14 rodadas a serem disputadas, é difícil adivinhar quem será o próximo líder. O certo é que equilíbrio não deve faltar.

Globo Esporte

Recomendado pelo Google: