header top bar

section content

Gastelum é notificado por doping e está fora da luta contra Anderson Silva

Americano, que derrotou Vitor Belfort, em março, no UFC Fortaleza, teria apresentado metabólitos de maconha em exames. Ultimate busca substituto para encarar Spider

Por Campelo Sousa

07/04/2017 às 08h46

Kelvin Gastelum está fora do UFC Rio 8 (Foto: Evelyn Rodrigues)

Escalado para enfrentar Anderson Silva, no UFC Rio 8, dia 3 de junho, na Arena da Barra, Kelvin Gastelum foi retirado da luta, nesta quinta-feira. O americano foi notificado pela USADA (Agência Antidoping dos EUA) por potencial violação à política antidopagem, envolvendo uma substância proibida (tetra-hidrocanabinol, o THC, metabólito da maconha), acima do limite de 180 ng/mL. A amostra foi recolhida durante o período de competição, mais precisamente, em março, quando o atleta venceu Vitor Belfort no UFC Fortaleza.

Em comunicado publicado em seu site oficial, o Ultimate afirma que, com o resultado da possível violação, a USADA irá suspender, provisoriamente, o atleta. E, em função da proximidade de sua luta, Gastelum está fora do UFC Rio 8. A organização procura um substituto para enfrentar Spider no evento.
Confira o comunicado na íntegra:

A organização do UFC foi notificada que Agência Norte-Americana Antidopagem (USADA) informou Kelvin Gastelum sobre uma potencial violação da Política Antidoping envolvendo Carboxy-Tetrahydrocannabinol (“Carboxy-THC”), que é um metabólito de maconha e/ou haxixe, acima do limite de 180 ng/mL, em uma amostra coletada em período de competição em sua recente luta em Fortaleza, Brasil, em 11 de março de 2017.

A USADA, administradora independente da Política Antidopagem do UFC, tratará da gestão de resultados e da adjudicação apropriada do caso envolvendo Gastelum, já que envolve a Política Antidoping do UFC e futuras participações no UFC. Como a Comissão Atlética Brasileira de MMA (CABMMA) era o órgão regulatório do evento em Fortaleza e tem jurisdição sobre Gastelum, a USADA trabalhará para ter certeza de que a Comissão terá todas as informações necessárias para determinar um julgamento próprio para a potencial violação de Gastelum. Informações adicionais ou declarações do UFC serão fornecidas no momento apropriado na medida que o processo avançar.

Como resultado da potencial violação de Gastelum, a USADA colocou o lutador sob uma suspensão provisória. Embora a Política Antidoping do UFC garanta à Gastelum um processo completo e justo antes de qualquer possível julgamento de seu caso, o lutador está sendo removido do card de 3 de junho, no qual enfrentaria Anderson Silva, e um substituto será procurado.

Sportv

Recomendado pelo Google: