header top bar

section content

Rumo às oitavas: o que os brasileiros precisam para avançar na Libertadores

Das oito equipes brasileiras que estão no torneio continental, seis já jogaram quatro vezes na competição. Veja o que cada uma precisa fazer para chegar nas oitavas de final

Por Campelo - Diário do Sertão em Sousa

28/04/2017 às 08h00 • atualizado em 28/04/2017 às 08h56

Fernando Prass e Felipe Melo comemoram a vitória do Palmeiras por 3 a 2 contra o Peñarol, na última quarta-feira (Foto: Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação)

s grupos 4, 5, 6, 7 e 8 da Libertadores já tiveram quatro rodadas disputadas e chegam perto do momento de definição dos classificados para a próxima fase. Como todos têm ao menos um brasileiro, se imaginou todos os cenários possíveis para saber o que pode acontecer com os clubes na competição mais importante do continente sul-americano.

Apenas Botafogo e Santos não estão na lista porque ainda têm um turno completo, ou três jogos, pela frente. Confira o que Atlético-PR, Flamengo, Palmeiras, Atlético-MG, Chapecoense e Grêmio precisam.

Caso o Flamengo vença a Universidad Católica e o Atlético-PR bata o San Lorenzo na próxima rodada – os brasileiros jogam em casa -, os dois rubro-negros garantirão lugar nas oitavas de final. Se um brasileiro vencer e outro empatar, o vitorioso garante vaga antecipada.

Se o Atlético ganhar e o Flamengo perder, os paranaenses garantem vaga. Mas se o Fla ganhar e o Furacão perder, a disputa seguirá aberta para a sexta rodada, com todos os times tendo chances de se classificar – mesma situação caso dois empates aconteçam na quarta-feira.

O Palmeiras precisa de apenas um empate nas últimas duas rodadas para garantir classificação em primeiro lugar. Porém, mesmo se perder as duas partidas – contra Jorge Wilstermann, fora, e Atlético Tucumán, em casa – a vaga pode vir. Basta o Peñarol pontuar diante do Tucumán na próxima quarta. Caso isso aconteça, o time brasileiro só poderia ser ultrapassado pelo Wilstermann.

Para o Galo a classificação também pode sair na próxima rodada. O time mineiro precisa vencer o Sport Boys-BOL fora de casa e torcer para que o Libertad não vença o Godoy Cruz na Argentina. Em caso de empate na Bolívia, o Atlético-MG precisa de uma derrota dos paraguaios para assegurar a vaga. Caso o Libertad vença, a definição vai para a última rodada.

Se o Atlético-MG perder para o Sport Boys e o Libertad vencer o Godoy Cruz, o time paraguaio ficará com o mesmo número de pontos do Galo, e pode até ultrapassá-lo, dependendo do saldo de gols. Nesse caso, a definição também será na última rodada.

As coisas não estão simples para a Chapecoense. Se perder para o Lanús no próximo jogo, na Argentina, e o Nacional não perder para o Zulia fora de casa, a atual campeã da Sul-Americana estará eliminada. Caso empate contra a equipe argentina, o Verdão fica praticamente eliminado se o Nacional não for derrotado pelo time da Venezuela. Isso porque teria que tirar um grande saldo de gols.

Caso vença o Lanús na Argentina, a Chape se igualaria em número de pontos ao time argentino e enfrentaria o Zulia em Chapecó na última rodada. Para depender só de si, a Chape também tem que torcer para que o Zulia vença ou empate com o Nacional na quinta rodada.

Com a vitória contra o Guaraní, a situação do Grêmio ficou bem confortável. Com 10 pontos, o Tricolor precisa apenas de um empate na próxima rodada. Assim como o Palmeiras, o clube gaúcho pode se classificar até mesmo se perder as duas próximas rodadas. Basta que o Guaraní vença o Deportes Iquique na sexta rodada.

Caso não queira correr esse risco, o Grêmio pode empatar contra o mesmo Iquique, fora de casa, ou contra o Zamora – que ainda não conquistou nenhum ponto e sofreu 13 gols em quatro jogos – na Arena, na última rodada.

GE

CACHOEIRA DOS ÍNDIOS

VÍDEO: Ex-prefeito rompe o silêncio, fala de derrota e lamenta promessa não cumprida de atual gestor

ENTREVISTA

VÍDEO: Do vício em jogo à fama, ‘Rei das Tapiocas’ de Cajazeiras conta trajetória no programa Xeque-Mate

MARIA CALADO NA TV

Programa Maria calado na TV recebe os Quentes da Pegada da cidade de São João do Rio do Peixe

EM CONTINÊNCIA AO SENHOR JESUS

Programa Em Continência ao Senhor Jesus com a participação do Sargento Souza e Marcos Alan