header top bar

section content

Torcedor do Naça de Patos confirma com International Board que gol foi irregular

Guto Sousa entrou em contato com o órgão responsável por regulamentar as regras do futebol e teve a confirmação que o segundo gol marcado em cima do Nacional de Pombal não valeu

Por Priscila Belmont

21/08/2017 às 09h15 • atualizado em 21/08/2017 às 10h50

Guto Sousa entrou em contato com o órgão responsável por regulamentar as regras do futebol (Foto: Arquivo pessoal)

A polêmica da 2ª divisão do Campeonato Paraibano sobre a legalidade do gol do Nacional de Patos sobre o Nacional de Pombal, atravessou o oceano e chegou a International Association Football Board (IFAB), ou simplesmente International Board, órgão responsável por regulamentar as regras do futebol e que tem sua sede na Inglaterra. Isto aconteceu após o torcedor do time de Patos, Guto Sousa, entrar em contato com a entidade e conseguir uma resposta, que não deixa mais dúvida sobre o que ocorreu na estreia da competição estadual: o gol foi irregular.

+ VOCÊ VIU? Nacional de Pombal vai pedir anulação de gol que deu a vitória ao Nacional de Patos. Assista!

Guto Sousa, que também é diretor de uma escola de idiomas de João Pessoa, contou que após ver o lance e todas as polêmicas que o envolveram, resolveu pesquisar para saber se havia irregularidade no gol. E depois de não encontrar uma resposta definita, resolveu entrar em contato com a International Board, nessa quinta-feira, mas sequer acreditava que receberia uma resposta.

– Inicialmente, eu fui pesquisar o texto original das regras. Baixei do site da CBF e pensei que pudesse haver um problema com a tradução, alguma coisa que deve ter sido feita de forma diferente. Então, decidi ir atrás da regra original no site da International Board, mas eu fui mais pela regra mesmo. E nisso, vi que eles tinham redes sociais e uma área de contato e resolvi arriscar. Pouco tempo depois, um cara que assina como diretor técnico deu uma resposta, trocamos alguns e-mails e ele disse que era irregular – explicou Guto Sousa.

Reveja o lance

De acordo com a resposta do diretor técnico, David Elleray, “se a equipe tiver menos de sete jogadores porque um ou mais jogadores deixaram deliberadamente o campo de jogo, o árbitro não é obrigado a parar e a vantagem pode ser dada”.

Entretanto, as coisas mudam em caso de chute de reinício de jogo após o gol, uma vez que mesmo que os jogadores tenham saído de campo de forma proposital, a lei da vantagem não vai se aplicar porque o jogo estava parado após o gol, consequentemente, não poderia ter sido reiniciado com menos de sete jogadores em campo.

O que foi exatamente o que aconteceu no gol do Nacional de Patos, que foi marcado quando os jogadores da equipe de Pombal comemoravam o gol de empate. O árbitro da partida Diego Roberto apitou o reenicio do jogo mesmo sem a volta do time rival, assim, o Canário do Sertão marcou o gol que acabou lhe dando a vitória.

Com isto, o Nacional de Pombal resolveu entrar com uma ação no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) para anular o gol.
Já a Comissão de Arbitragem da Federação Paraibana de Futebol (FPF) resolveu afastar todo o quarteto que comandou o duelo. Além do árbitro principal Diego Roberto, também foram afastados os assistentes Schumacher Martins e Paulo Ricardo e a quarta árbitra Ruthyana Camila.

Diário Esportivo com Globo Esporte PB

Recomendado pelo Google: