header top bar

section content

Artilheiro do Ano: Fred é o único da lista a marcar durante esta semana

Atacante do Fluminense deixa o dele no triunfo contra o Avaí e sobe para a sexta posição na tabela da premiação. Só um milagre tira o título de Ricardo Oliveira

Por

24/11/2015 às 07h00

Fred fez belo gol de cobertura contra o Avaí neste domingo (Foto: Bruno Haddad/Fluminense FC)

Com cada vez menos times tendo jogos oficiais neste ano, o único atleta do ranking do Artilheiro do Ano que fez gol foi o atacante Fred. O goleador do Fluminense chegou a 22 tentos no ano e empatou com Zé Carlos, do CRB, na sexta colocação.

Segundo colocado na lista, Kieza está a sete gols de distância do líder Ricardo Oliveira. Com apenas um jogo oficial pela frente (na Série B) contra até quatro do primeiro colocado (duas rodadas na primeira divisão e os dois jogos na final da Copa do Brasil), vice-artilheiro do ano quase não tem chances de ultrapassar o goleador do Peixe.

O PRÊMIO
O troféu do Prêmio Friedenreich é uma iniciativa do programa "Globo Esporte", da TV Globo, em parceria com o GloboEsporte.com. E a disputa pelo troféu é bastante democrática – e, com isso, acirradíssima. Todos os que disputam as Séries A, B, C e D do Campeonato Brasileiro estão na briga. Além dos gols marcados nas quatro divisões da competição, serão contabilizados os feitos nos Estaduais (apenas da primeira divisão), Copa do Nordeste, Copa do Brasil, Taça Libertadores, Copa Sul-Americana, Recopa Sul-Americana e Mundial de Clubes da Fifa.

O HOMENAGEADO
Se Charles Miller trouxe a bola para o país e deu, com isso, o pontapé inicial para aquela que se tornou a grande paixão nacional, Artur Friedenreich foi um dos pioneiros do talento "made in Brazil". Ainda que existam controvérsias sobre o número de gols marcados pelo atacante – uma estatística aponta 1.329, apesar de outras assegurarem pouco mais de 500 -, a história, seja pelos recortes de jornais ou pelos testemunhos dos já saudosos bisavós, confirma que Fried foi um jogador extraordinário. Conquistou sete títulos paulistas (seis pelo Paulistano e um pelo São Paulo da Floresta, que deu origem ao atual São Paulo Futebol Clube), uma Copa Rocca (1914) e dois Sul-Americanos (1919 e 1922) pela seleção brasileira. Ainda no Campeonato Paulista se consagrou como artilheiro em oito edições.

OS VENCEDORES
2008 – Keirrison (Coritiba), com 41 gols
2009 – Diego Tardelli (Atlético-MG), com 39 gols
2010 – Jonas (Grêmio) e Neymar (Santos), com 42 gols cada
2011 – Leandro Damião (Internacional), com 38 gols
2012 – Neymar (Santos), com 43 gols
2013 – Hernane (Flamengo), com 36 gols
2014 – Magno Alves (Ceará), com 37 gols

GE

Tags:
CAMPEONATO PARAIBANO

Diário Esportivo recebe Hevinho James e João Filho comentando os principais acontecimentos da 3ª rodada

"TRAÍRA"

EXCLUSIVO: Rosilene rompe o silêncio, se solidariza com portais, diz estar arrependida em apoiar Amadeu na FPF e pede desculpas aos clubes

EM CONTINÊNCIA AO SENHOR JESUS

Em Continência ao Senhor Jesus recebe os adoradores por excelência da Igreja Luz da Vida; Veja!

MARIA CALADO NA TV

Maria Calado na Tv recebe Guilherme Costa e Pisada do Chefe de Joca Claudino – PB; Confira!