header top bar

section content

Depois do Esporte de Patos e Paraíba de Cajazeiras conseguirem acesso a 1a divisão, Sertão terá quatro times no Paraibano

Atlético de Cajazeiras, Paraíba, Sousa e Esporte de Patos vão em busca do título da competição e das vagas nos torneios nacionais

Por

13/10/2015 às 08h00

Esporte de Patos foi campeão da 2ª divisão deste ano (Foto: João Fábio / GloboEsporte.com/pb)

O futebol sertanejo está em alta, com o acesso do Esporte de Patos e do Paraíba de Cajazeiras ao Campeonato Paraibano da primeira divisão neste ano, a competição vai contar com quatro representantes da região na próxima temporada. 

Fato que não acontecia desde 2013 quando cinco clubes participaram da competição.

Atlético e Paraíba de Cajazeiras, Sousa e Esporte de Patos vão ter a dura missão de confrontar equipes tradicionais como Botafogo de João Pessoa, Campinense e Treze de Campina Grande. 

Apesar de conhecer as dificuldades que vão enfrentar, o presidente do Trovão Azul, Eussélio Morais, comemorou o ressurgimento do futebol do Sertão.

"Para nossa grata satisfação o futebol do sertão está sendo coroado com quatro equipes participantes da edição 2016 do campeonato paraibano, abrilhantando ainda mais a competição. Temos uma torcida muito aguerrida na região e por isso muitos presidentes tem se sentido encorajados a montar boas equipes mesmo numa região onde é difícil fazer futebol", afirmou.

Time do Paraíba de Cajazeiras, campeão da 2ª divisão em 2011: acesso garantido depois de quatro
tentativas frustradas (Foto: Paraíba / Divulgação)

Retrospecto
As equipes do Sertão já conquistaram alguns títulos e tiveram participações nacionais, conseguindo desafiar a ligação Campina-João Pessoa. 

Destaque para a equipe do Sousa que figura na primeira divisão estadual desde 1992, e tem no currículo dois títulos do Campeonato Paraibano (1994 e 2009), além de participações na Copa do Brasil e no Campeonato Brasileiro das Séries C e D. Outro time bastante tradicional é o Atlético de Cajazeiras que já conquistou o título paraibano em 2002 e acumula boas campanhas no certame.

Os clubes do Sertão participam do Campeonato Paraibano desde 1965. Quando os times de Patos estrearam na competição e foram os únicos representantes por nove temporadas seguidas. Depois foram surgindo representantes de Cajazeiras e Sousa.

Em 1995, o Paraibano teve um recorde de participantes sertanejos. Foram seis times: Atlético de Cajazeiras, Nacional e Esporte de Patos, Mil Réis (Itaporanga), Sociedade Esportiva de Sousa e Sousa.

Com o acesso do Paraíba e do Esporte de Patos, a primeira divisão do estadual vai contar com quatro clubes do sertão. O campeonato está previsto para começar em 17 de janeiro.

DIÁRIO ESPORTIVO com Globo esporte

MARIA CALADO NA TV

Programa Maria calado na TV recebe os Quentes da Pegada da cidade de São João do Rio do Peixe

EM CONTINÊNCIA AO SENHOR JESUS

Programa Em Continência ao Senhor Jesus com a participação do Sargento Souza e Marcos Alan

DIÁRIO ESPORTIVO

Diário Esportivo recebe os organizadores do 1º Eco pedal e o garoto prodígio do futebol Luiz Felipe

MENSAGEM DE ESPERANÇA

Programa Mensagem de Esperança com Maria Vitória e Rodrigo Almeida 11.08.2017