header top bar

section content

Em meio a discussões sobre racismo, Hulk é retirado do sorteio das Eliminatórias na Rússia

Fifa alegou que compromissos com a equipe do Zenit tiraram brasileiro do evento

Por

24/07/2015 às 12h56

Hulk, do Zenit, já sofreu ofensas racistas de torcedores e até de um árbitro na Rússia (Mike Kir

O atacante brasileiro Hulk não vai mais participar do sorteio das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2018 na Rússia, neste sábado, em São Petersburgo. Em comunicado divulgado nesta sexta-feira, a Fifa anunciou que Hulk foi dispensado do evento por compromissos com seu clube, o Zenit, da mesma cidade, e será substituído na cerimônia pelo ex-capitão da seleção russa, Alexey Smertin. Jornais europeus, no entanto, relacionam a saída de Hulk com as cada vez mais frequentes discussões sobre racismo na Rússia.

No início da semana, Hulk comentou sobre o preconceito no futebol russo. "É uma vergonha. Acontece em quase todas as partidas na Rússia e se isso ocorrer durante a Copa do Mundo será realmente revoltante e triste". Um dia depois, foi escolhido como um dos participantes do sorteio, assim como o camaronês Samuel Eto'o, outro que sofreu com manifestações racistas na Rússia quando atuou pelo Anzhi.

Alguns jornais, como os ingleses Daily Mirror e The Telegraph relacionam a dispensa de Hulk do sorteio às suas críticas aos torcedores racistas. Porém, de fato, sua equipe tem compromissos no Campeonato Russo: no domingo, o campeão Zenit visita o Ural, em Ecaterimburgo, a mais de 2.000 quilômetros de São Petersburgo – uma viagem de avião levaria cerca de três horas.

O comportamento racista no futebol russo voltou a ser tema de discussão neste fim de semana, depois que o ganês Emmanuel Frimpong, do FC UFA, foi expulso e suspenso por reagir com gestos obscenos direcionados aos torcedores que imitavam sons de macaco a cada toque de bola seu. Nesta quinta, a Fifa cobrou explicações da federação russa sobre a punição ao jogador.

Veja

ENTREVISTA

VÍDEO: Programa Psicologia no Ar recebe professor doutor de Cajazeiras pra falar sobre Psicologia Social

INTERVIEW

VÍDEO: Autor do filme “Memória Bendita” fala sobre os desafios de promover cultura na região de Sousa

EM CONTINÊNCIA AO SENHOR JESUS

Programa: Em Continência ao Senhor Jesus com os membros da Igreja Fonte de Água da Vida

MARIA CALADO NA TV

Maria Calado na TV recebe diretamente do Rio Grande do Norte, Fábio Carvalho; CONFIRA!