header top bar

section content

Câmara aprova criação do Sistema Cicloviário de Cajazeiras, projeto do vereador Neguin do Mondrian

Além da zona urbana, o sistema deve contemplar também terrenos marginais às linhas férreas, nas margens de cursos d'água, nos parques e outros espaços.

Por

16/06/2015 às 19h10

A Câmara Municipal de Cajazeiras aprovou um Projeto de Lei de autoria do vereador Alysson Lira (PDT – Neguin do Mondrian) que cria o Sistema Cicloviário do Município de Cajazeiras, cujo principal objetivo é incentivar e garantir o uso de bicicletas no deslocamento do cidadão, seja como lazer, prática esportiva ou no dia-a-dia.

Para o vereador autor do projeto, a “cultura da bicicleta” traz uma série de benefícios individuais e coletivos, entre eles a melhoria na qualidade de vida no âmbito da saúde e melhorias na mobilidade urbana da cidade.

O Sistema Cicloviário de Cajazeiras prevê não somente a mera implantação de ciclovias, mas todo um complexo formado também por sinalizações, faixas compartilhadas, rotas operacionais, locais específicos e seguros para estacionamento (bicicletários e paraciclos, inclusive nos terminais de transporte coletivo) e até atividades educativas visando à formação de comportamento seguro e responsável no uso da bicicleta, tudo garantido pelo Sistema Integrado de Transporte de Passageiros (SITP).

Além da zona urbana, o sistema deve contemplar também “terrenos marginais às linhas férreas, nas margens de cursos d'água, nos parques e em outros espaços naturais”, de acordo com o Parágrafo II do Artigo 3º.

O vereador Neguin do Mondrian lembrou que a necessidade de investir na estrutura para a prática do ciclismo foi amplamente debatida durante uma sessão especial realizada no último dia 2 para discutir os problemas do trânsito de Cajazeiras, fato que despertou nele a urgência criar o projeto e colocá-lo em votação.

DIÁRIO DO SERTÃO com Parlamento CZ

CACHOEIRA DOS ÍNDIOS

VÍDEO: Ex-prefeito rompe o silêncio, fala de derrota e lamenta promessa não cumprida de atual gestor

ENTREVISTA

VÍDEO: Do vício em jogo à fama, ‘Rei das Tapiocas’ de Cajazeiras conta trajetória no programa Xeque-Mate

MARIA CALADO NA TV

Programa Maria calado na TV recebe os Quentes da Pegada da cidade de São João do Rio do Peixe

EM CONTINÊNCIA AO SENHOR JESUS

Programa Em Continência ao Senhor Jesus com a participação do Sargento Souza e Marcos Alan