header top bar

section content

Sem encantar, Brasil conclui preparação com vitória sobre Honduras

O amistoso foi o último antes de o Brasil estrear na Copa América do Chile

Por

11/06/2015 às 07h45

Xodó de Dunga, Roberto Firmino marcou o único gol do amistoso contra Honduras (Foto: Jefferson)

A Seleção Brasileira alcançou a sua décima vitória em dez jogos disputados sob o comando de Dunga após o fracasso na última Copa do Mundo. Mas não encantou. Na noite desta quarta-feira, o time nacional derrotou Honduras apenas por 1 a 0 no Beira-Rio, com gol marcado pelo atacante Roberto Firmino ainda no primeiro tempo.

O amistoso foi o último antes de o Brasil estrear na Copa América do Chile. Inserida no grupo C do torneio, a equipe dirigida por Dunga enfrentará o Peru no domingo, em Telmuco. Os outros adversários da chave são Colômbia e Venezuela.

No teste derradeiro para o torneio continental, o Brasil não se expôs tanto e atuou sem o astro Neymar no primeiro tempo – poupado pelo desgaste físico provocado pela final da Liga dos Campeões, no fim de semana. No segundo, já com o jogador do Barcelona em campo, Dunga aproveitou para observar outras mudanças em sua formação. Sob vaias do público presente.

O jogo – Com Neymar no banco de reservas, a torcida que foi ao Beira-Rio tinha poucos atrativos em campo nos primeiros minutos do amistoso entre Brasil e Honduras. A equipe caribenha se fechou com cinco jogadores na linha defensiva e dificultou as ações do time de Dunga.

Aos poucos, no entanto, o Brasil começou a envolver o adversário com a sua constante troca de passes. A parceria que Philippe Coutinho firmou com o quase xará Filipe Luís pelo esquerdo do gramado funcionava bem e obrigava o goleiro Noel Valladares a trabalhar vez ou outra.

Ainda era insuficiente, contudo, para chegar à vantagem no placar. Apostando nos contra-ataques, Honduras ainda chegou a contrariar o rótulo de equipe violenta e foi vítima de algumas jogadas mais ríspidas do Brasil. Fabinho e Filipe Luís foram punidos com o cartão amarelo no primeiro tempo – Boniek García precisou até ser substituído por Mario Martínez após uma entrada dura do lateral esquerdo.

Com esse cenário, o público presente no Beira Rio começou a pedir a entrada de Neymar, aos 31. No minuto seguinte, saiu o gol brasileiro. Após receber mais um passe de Philippe Coutinho, Filipe Luís rolou a bola para Roberto Firmino, que concluiu na saída de Valladares para inaugurar o marcador.

O gol deu um pouco mais de tranquilidade à Seleção Brasileira, que começou a trabalhar mais também pela direita, com Willian e Fabinho. Fred tentou dar suporte aos dois com bastante movimentação, porém era outro o jogador que a torcida queria ver naquela função. Neymar foi ovacionado quando se levantou para fazer aquecimento no final da primeira etapa do amistoso.

Dunga resolveu alegrar ainda mais a torcida ao mandar o atacante do Barcelona a campo logo no início do segundo tempo, na vaga de Philippe Coutinho. Além de Neymar, entraram em campo Thiago Silva e Douglas Costa, nos lugares de David Luiz e Willian. Em Honduras, Alfredo Mejía substituiu Luis Garrido.

Embora Neymar tenha completado uma jogada de Roberto Firmino para o gol já em sua primeira participação, em lance anulado por impedimento, o princípio da etapa complementar não foi dos melhores para a Seleção Brasileira. Honduras assustou duas vezes seguidas, com chutes de Andy Najar e Anthony Lozano.

Quando a torcida ficava entediada, Neymar apareceu para acordar a Seleção Brasileira. Primeiro, passou para Fred chutar em cima de Valladares. Depois, ele mesmo limpou o lance do lado direito da área e concluiu, para a defesa do goleiro. Dunga também tentou mexer com os brios do seu time, trocando Firmino por Robinho.

A entrada de Robinho serviu para a Seleção Brasileira passar a entreter o público com jogadas de efeito. O espetáculo, no entanto, durou pouco. Como Honduras também não chegava a ameaçar, os donos da casa administraram o jogo do meio para o final do segundo tempo – o que gerou algumas vaias dos torcedores no Beira-Rio.

MSN

Tags:
Recomendado pelo Google: