header top bar

section content

Sem encantar, Brasil conclui preparação com vitória sobre Honduras

O amistoso foi o último antes de o Brasil estrear na Copa América do Chile

Por

11/06/2015 às 07h45

Xodó de Dunga, Roberto Firmino marcou o único gol do amistoso contra Honduras (Foto: Jefferson)

A Seleção Brasileira alcançou a sua décima vitória em dez jogos disputados sob o comando de Dunga após o fracasso na última Copa do Mundo. Mas não encantou. Na noite desta quarta-feira, o time nacional derrotou Honduras apenas por 1 a 0 no Beira-Rio, com gol marcado pelo atacante Roberto Firmino ainda no primeiro tempo.

O amistoso foi o último antes de o Brasil estrear na Copa América do Chile. Inserida no grupo C do torneio, a equipe dirigida por Dunga enfrentará o Peru no domingo, em Telmuco. Os outros adversários da chave são Colômbia e Venezuela.

No teste derradeiro para o torneio continental, o Brasil não se expôs tanto e atuou sem o astro Neymar no primeiro tempo – poupado pelo desgaste físico provocado pela final da Liga dos Campeões, no fim de semana. No segundo, já com o jogador do Barcelona em campo, Dunga aproveitou para observar outras mudanças em sua formação. Sob vaias do público presente.

O jogo – Com Neymar no banco de reservas, a torcida que foi ao Beira-Rio tinha poucos atrativos em campo nos primeiros minutos do amistoso entre Brasil e Honduras. A equipe caribenha se fechou com cinco jogadores na linha defensiva e dificultou as ações do time de Dunga.

Aos poucos, no entanto, o Brasil começou a envolver o adversário com a sua constante troca de passes. A parceria que Philippe Coutinho firmou com o quase xará Filipe Luís pelo esquerdo do gramado funcionava bem e obrigava o goleiro Noel Valladares a trabalhar vez ou outra.

Ainda era insuficiente, contudo, para chegar à vantagem no placar. Apostando nos contra-ataques, Honduras ainda chegou a contrariar o rótulo de equipe violenta e foi vítima de algumas jogadas mais ríspidas do Brasil. Fabinho e Filipe Luís foram punidos com o cartão amarelo no primeiro tempo – Boniek García precisou até ser substituído por Mario Martínez após uma entrada dura do lateral esquerdo.

Com esse cenário, o público presente no Beira Rio começou a pedir a entrada de Neymar, aos 31. No minuto seguinte, saiu o gol brasileiro. Após receber mais um passe de Philippe Coutinho, Filipe Luís rolou a bola para Roberto Firmino, que concluiu na saída de Valladares para inaugurar o marcador.

O gol deu um pouco mais de tranquilidade à Seleção Brasileira, que começou a trabalhar mais também pela direita, com Willian e Fabinho. Fred tentou dar suporte aos dois com bastante movimentação, porém era outro o jogador que a torcida queria ver naquela função. Neymar foi ovacionado quando se levantou para fazer aquecimento no final da primeira etapa do amistoso.

Dunga resolveu alegrar ainda mais a torcida ao mandar o atacante do Barcelona a campo logo no início do segundo tempo, na vaga de Philippe Coutinho. Além de Neymar, entraram em campo Thiago Silva e Douglas Costa, nos lugares de David Luiz e Willian. Em Honduras, Alfredo Mejía substituiu Luis Garrido.

Embora Neymar tenha completado uma jogada de Roberto Firmino para o gol já em sua primeira participação, em lance anulado por impedimento, o princípio da etapa complementar não foi dos melhores para a Seleção Brasileira. Honduras assustou duas vezes seguidas, com chutes de Andy Najar e Anthony Lozano.

Quando a torcida ficava entediada, Neymar apareceu para acordar a Seleção Brasileira. Primeiro, passou para Fred chutar em cima de Valladares. Depois, ele mesmo limpou o lance do lado direito da área e concluiu, para a defesa do goleiro. Dunga também tentou mexer com os brios do seu time, trocando Firmino por Robinho.

A entrada de Robinho serviu para a Seleção Brasileira passar a entreter o público com jogadas de efeito. O espetáculo, no entanto, durou pouco. Como Honduras também não chegava a ameaçar, os donos da casa administraram o jogo do meio para o final do segundo tempo – o que gerou algumas vaias dos torcedores no Beira-Rio.

MSN

ENTREVISTA

VÍDEO: Programa Psicologia no Ar recebe professor doutor de Cajazeiras pra falar sobre Psicologia Social

INTERVIEW

VÍDEO: Autor do filme “Memória Bendita” fala sobre os desafios de promover cultura na região de Sousa

EM CONTINÊNCIA AO SENHOR JESUS

Programa: Em Continência ao Senhor Jesus com os membros da Igreja Fonte de Água da Vida

MARIA CALADO NA TV

Maria Calado na TV recebe diretamente do Rio Grande do Norte, Fábio Carvalho; CONFIRA!