header top bar

section content

Perto de bater Ayrton Senna, Vettel tem médias melhores que tricampeão

O alemão, que não vencia desde novembro de 2013, agora tem 40 triunfos

Por

31/03/2015 às 08h00

O alemão, que não vencia desde novembro de 2013, agora tem 40 triunfos

Com o domínio demonstrado pela Mercedes na primeira etapa do campeonato da Fórmula 1, na Austrália, parecia que caberia a Lewis Hamilton ser o primeiro piloto de sua geração a superar o número de vitórias de Ayrton Senna. O brasileiro, terceiro na lista dos maiores vencedores de todos os tempos, conquistou 41 GPs, enquanto o inglês tem 34 primeiros lugares e venceu 12 das últimas 20 provas.

Porém, a surpreendente vitória de Sebastian Vettel, com a Ferrari, no último domingo alterou este cenário. O alemão, que não vencia desde novembro de 2013, agora tem 40 triunfos.

Com a Ferrari demonstrando que tem carro para vencer, mesmo que ocasionalmente, Hamilton ganha um concorrente de peso para alcançar Senna. Ainda que seja o mais jovem entre os atuais campeões da categoria, Vettel é líder em uma série de quesitos – poles, vitórias, títulos – e tem algumas das melhores médias da história.

Na comparação com Senna, por exemplo, o alemão venceu 28,3% das provas que disputou, contra 25,4% do brasileiro. Vettel também supera Senna na porcentagem de vitórias largando da pole – 60% contra 44.62% – ainda que esteja a 20 poles de chegar nas 65 de Ayrton. Ganhar largando na frente, inclusive, é uma das marcas do piloto alemão, que nunca venceu uma corrida tendo partido atrás da terceira colocação.

Aos 27 anos e sete meses, o alemão tem até chances de chegar nos números de seu grande ídolo, Michael Schumacher, cujo sucesso pretende emular na Ferrari. O heptacampeão venceu impressionantes 91 GPs ao longo da carreira, com aproveitamento do 29,6%, mas, com a idade de Vettel, só tinha 22 triunfos. E só chegou à vitória de número 40 com 31 anos e 4 meses.

Outro que chegou ao número redondo – e teve, no total, 51 vitórias – foi o grande rival de Senna, Alain Prost. O francês só alcançou a marca que Vettel tem hoje com mais de 35 anos. Sua média também é inferior a do alemão: o tetracampeão venceu 25,4% das provas que disputou.

Uol

Tags:
Recomendado pelo Google: