header top bar

section content

Perto de bater Ayrton Senna, Vettel tem médias melhores que tricampeão

O alemão, que não vencia desde novembro de 2013, agora tem 40 triunfos

Por

31/03/2015 às 08h00

O alemão, que não vencia desde novembro de 2013, agora tem 40 triunfos

Com o domínio demonstrado pela Mercedes na primeira etapa do campeonato da Fórmula 1, na Austrália, parecia que caberia a Lewis Hamilton ser o primeiro piloto de sua geração a superar o número de vitórias de Ayrton Senna. O brasileiro, terceiro na lista dos maiores vencedores de todos os tempos, conquistou 41 GPs, enquanto o inglês tem 34 primeiros lugares e venceu 12 das últimas 20 provas.

Porém, a surpreendente vitória de Sebastian Vettel, com a Ferrari, no último domingo alterou este cenário. O alemão, que não vencia desde novembro de 2013, agora tem 40 triunfos.

Com a Ferrari demonstrando que tem carro para vencer, mesmo que ocasionalmente, Hamilton ganha um concorrente de peso para alcançar Senna. Ainda que seja o mais jovem entre os atuais campeões da categoria, Vettel é líder em uma série de quesitos – poles, vitórias, títulos – e tem algumas das melhores médias da história.

Na comparação com Senna, por exemplo, o alemão venceu 28,3% das provas que disputou, contra 25,4% do brasileiro. Vettel também supera Senna na porcentagem de vitórias largando da pole – 60% contra 44.62% – ainda que esteja a 20 poles de chegar nas 65 de Ayrton. Ganhar largando na frente, inclusive, é uma das marcas do piloto alemão, que nunca venceu uma corrida tendo partido atrás da terceira colocação.

Aos 27 anos e sete meses, o alemão tem até chances de chegar nos números de seu grande ídolo, Michael Schumacher, cujo sucesso pretende emular na Ferrari. O heptacampeão venceu impressionantes 91 GPs ao longo da carreira, com aproveitamento do 29,6%, mas, com a idade de Vettel, só tinha 22 triunfos. E só chegou à vitória de número 40 com 31 anos e 4 meses.

Outro que chegou ao número redondo – e teve, no total, 51 vitórias – foi o grande rival de Senna, Alain Prost. O francês só alcançou a marca que Vettel tem hoje com mais de 35 anos. Sua média também é inferior a do alemão: o tetracampeão venceu 25,4% das provas que disputou.

Uol

ENTREVISTA

VÍDEO: Programa Psicologia no Ar recebe professor doutor de Cajazeiras pra falar sobre Psicologia Social

INTERVIEW

VÍDEO: Autor do filme “Memória Bendita” fala sobre os desafios de promover cultura na região de Sousa

EM CONTINÊNCIA AO SENHOR JESUS

Programa: Em Continência ao Senhor Jesus com os membros da Igreja Fonte de Água da Vida

MARIA CALADO NA TV

Maria Calado na TV recebe diretamente do Rio Grande do Norte, Fábio Carvalho; CONFIRA!