header top bar

section content

Uiraunense assume cargo de conselheira em universidade na Espanha

A Uiraunense Vescijudith Fernandes Moreira (Vescinha) foi eleita como membro do Conselho de Goberno da Universidad de Salamanca, ela é a primeira brasileira a ser conselheira em toda história da USAL. Por pouco Vescinha não ficou em primeiro lugar ficando em segundo por um voto. Dez pessoas foram eleitas para representar a classe. “Apesar de […]

Por

15/05/2009 às 09h20

/A Uiraunense Vescijudith Fernandes Moreira (Vescinha) foi eleita como membro do Conselho de Goberno da Universidad de Salamanca, ela é a primeira brasileira a ser conselheira em toda história da USAL.

Por pouco Vescinha não ficou em primeiro lugar ficando em segundo por um voto. Dez pessoas foram eleitas para representar a classe.

“Apesar de exercer essa representação de maneira gratuita, será muito bom para meu curriculum, além de poder ter contato com os mais altos cargos da USAL, representar bem e ser respeitada.

A universitária enviou um email para a redação do portal Cofemac confira a seguir:

Fui eleita para membro do Conselho de Goberno da Universidad de Salamanca.Nas primeiras eleições, que para participar do claustro, fui eleita pelos estudantes de tercer ciclo (doutorado e mestrado), sendo a segunda estudante mais bem votada, com um voto a menos que o primeiro lugar (10 pessoas foram eleitas)

O primeiro lugar é um espanhol, tem três anos de estudos aqui na Universidade e já era representante no claustro. Depois desse resultado, devidamente homologado e publicado, foi marcada a primeira sessão ordinária para hoje, quando estariam presentes os eleitos e os que deixariam os cargos, entre professores, decanos (diretores de faculdades), coordenadores de cursos, reitor, vice-reitores, estudantes eleitos, enfim, todos os claustares.

El Claustro Universitario es el máximo órgano de representación de la Comunidad Universitaria. Nessa sessão estava marcada a realização das eleições internas para ocupação de cargos nas comissões e no conselho de governo. Apenas uma vaga de estudante de tercer ciclo para o conselho. Registramos candidatura, eu e um espanhol. Só podiam votar em mim os estudantes eleitos. No final da sessão, por volta de 15:30h, o reitor publicou o resultado. E meu nome estava lá na lista dos eleitos.

Sou a primeira brasileira a ser conselheira em toda história da USAL, que tem mais anos que o Brasil – 800 anos. Apesar de exercer essa representação de maneira gratuita, será muito bom para meu curriculum, além de poder ter contato com os mais altos cargos da USAL, representar bem e ser respeitada.
El Consejo de Gobierno es el órgano de gobierno de la Universidad.

Vou ter que estudar estatutos, normativas etc etc., para poder discutir nas sessões que vão acontecer todas as últimas sextas-feiras de cada mês. Poderei pedir emenda a alguma norma, criticar, elogiar, opinar…

Quanto à tesina, estou terminando de corrigir. É um trabalho de muita interpretação à normativa ambiental da UE, desde os Tratados, Programas de Ação Ambiental, Normativas, Comunicações, Resoluções… Eu e meu diretor acreditamos que a apresentação será em junho desse ano.

Terminei o curso de Direito do Consumidor, com 160h/aula, prática e teoria. Recebi o certificado nessa semana.

Envio em anexo uma foto minha com o Reitor da USAL José Ramón Alonso Peña, tirada logo dps do término da sessão.

Deixo um abraço para todos e todas.
Mtas boas notícias e conquistas virão, se Deus quiser!

Vescijudith Fernandes Moreira
OAB/PB. 9115
Doctoranda en Medio Ambiente – Universidad de Salamanca – España
Tel: 0034 695703622

Da redação do Diário do Sertão
Com informações do Portal COFEMAC

Tags:
Recomendado pelo Google: