header top bar

section content

Redes sociais aumentam sensação de solidão, diz estudo

Ainda, a pesquisa sugeriu que esse tipo de mídia pode despertar sentimentos de exclusão e inveja, uma vez que estamos passíveis de ver fotos de pessoas se divertindo em eventos e ambientes para os quais não somos convidados.

Por Campelo - Diário do Sertão em Sousa

02/04/2017 às 09h13 • atualizado em 02/04/2017 às 09h55

Redes sociais virou alvo de estudo

Em um estudo publicado no periódico Preventive Medicine, psicólogos norte-americanos sugeriram que o acesso a sites como Facebook, Instagram, Snapchat, Pinterest e Twitter por mais de duas horas por dia pode dobrar a sensação de alguém se sentir sozinho. Conforme reportado pela BBC, a pesquisa ainda argumenta que olhar a foto de pessoas mais famosas, que registram formas idealizadas da vida, também traz à tona um sentimento de inveja.

“Não sabemos o que veio antes, se o uso das redes sociais ou a sensação de isolamento social”, disse a coautora do estudo, Elizabeth Miller, professora de Pediatria na Universidade de Pittsburgh (UP), nos EUA. “É possível que jovens adultos que se sentiam isolados socialmente recorreram às redes sociais. Mas pode ser que o uso cada vez mais intenso de mídia social os levou a se sentirem isolados do mundo real”.

Ainda, a pesquisa sugeriu que esse tipo de mídia pode despertar sentimentos de exclusão e inveja, uma vez que estamos passíveis de ver fotos de pessoas se divertindo em eventos e ambientes para os quais não somos convidados.

De acordo com Brian Primack, da Escola de Medicina da UP, é importante estudar esse assunto, uma vez que há uma enorme epidemia de problemas mentais e isolamento social entre os jovens adultos. “Somos criaturas sociais, mas a vida modera tende a nos isolar em vez de nos aproximar. Apesar das redes sociais aparentemente criarem oportunidades de socialização, o estudo aponta que elas não têm o efeito que esperamos”, acrescentou.

Jornal Ciência

A FAVOR DA REFORMA

Empresário diz que Justiça do Trabalho só penalizava os patrões e chama a CLT de ‘excrescência jurídica’

DA REGIÃO DE CAJAZEIRAS

VÍDEO: Do assassinato do pai ao sucesso na política, prefeito conta trajetória de superação no Interview

'AULÃO SOLIDÁRIO'

VÍDEO: Ordem DeMolay de Cajazeiras promove aulão gratuito preparatório para o ENEM; veja como participar

ENTRETENIMENTO

Maria Calado na TV com os integrantes do espetáculo “Trinca mas não quebra” e o cantor Lucas Soares