header top bar

section content

Mulher quase fica cega após assoar o nariz com muita força

Olhos de paciente de 32 anos incharam a ponto de se parecerem com bolas de golfe

Por

03/11/2015 às 08h15

Problema é comum em pessoas que fazem pressão forçada na tentativa de desentupir os ouvidos

Parecia apenas um gesto corriqueiro de assoar o nariz, mas as coisas deram muito errado para uma mulher de 32 anos, na Inglaterra.

A paciente, que deu entrada no hospital, quase ficou cega permanentemente porque, com a pressão, seus olhos incharam tanto a ponto de ficarem do tamanho de bolas de golfe.

Os médicos disseram que, caso seu ferimento não fosse tratado a tempo, ela perderia a visão, já que o inchaço danificaria para sempre seu nervo ótico.

Exames diagnosticaram a paciente, que não teve sua identidade revelada, com uma condição chamada enfisema orbital, que acontece quando o ar penetra entre os tecidos que ficam em volta dos globos oculares.

A mulher também sofreu uma fratura no nariz — este problema, no entanto, não se sabe se também foi causado pelo ato de assoar o nariz, ou se já era uma condição pré-existente.

O caso, que surpreendeu o corpo médico, foi registrado na publicação especializada British Medical Journal (BMJ), que comentou que casos como este costumam estar associados a algum tipo de trauma.

A paciente foi tratada com antibióticos na tentativa de se reduzir o inchaço, que, em algumas situações, pode durar até duas semanas.

De acordo com o corpo clínico do hospital, o enfisema orbital é mais visto em pessoas que sofrem batidas na cabeça ou no rosto, e em quem também passa pela manobra de Valsava, que é quando se exala forçadamente o ar contra os lábios fechados e nariz tapado, forçando o ar em direção ao ouvido médio — como quando sentimos os ouvidos se fecharem em uma viagem ao litoral, por exemplo.

R7

EM CONTINÊNCIA AO SENHOR JESUS

Programa Em Continência ao Senhor Jesus com a participação do Sargento Souza e Marcos Alan

DIÁRIO ESPORTIVO

Diário Esportivo recebe os organizadores do 1º Eco pedal e o garoto prodígio do futebol Luiz Felipe

MENSAGEM DE ESPERANÇA

Programa Mensagem de Esperança com Maria Vitória e Rodrigo Almeida 11.08.2017

INTERVIEW

Educadora fala da infância difícil e sua trajetória de sucesso: ‘Faltava dinheiro, mas não alegria’