header top bar

section content

Saco de sanduíche salva bebê que nasceu com 500 gramas. “Havia 10 médicos cuidando”

Um bebê que nasceu três meses antes do previsto foi mantido vivo com a ajuda de um saco plástico com zíper comprado em um supermercado

Por

31/10/2015 às 20h28

Um saquinho de sanduíche serviu como incubadora improvisada para a pequena Pixie. Foto:Sharon Grant

Pixie Griffiths-Grant pesava apenas 500 gramas quando nasceu em parto cesárea de emergência em Plymouth, na Inglaterra.

Para mantê-la aquecida, já que sua temperatura corporal começou a baixar perigosamente, os médicos decidiram colocá-la dentro de um saco plástico do tipo "ziploc".

"O saco funcionou como uma estufa, graças a Deus", disse sua mãe, Sharon Grant, de 37 anos.

Grant foi levada para o hospital de Derriford para uma cirurgia, depois de a bebê ter parado de crescer dentro dela. Havia o temor de que a bebê não sobrevivesse ao parto.

"Recebemos essa notícia horrível, então foi um período muito estressante. Eu não sabia se ela iria sobreviver."

'Fada'
"Quando eu cheguei a Derriford, minha pressão sanguínea estava muito alta, então eles tiveram que pôr músicas de Ben Howard (artista britânico) para ajudar a baixá-la", relembra.

"Havia 10 médicos cuidando de Pixie e eles decidiram colocá-la rapidamente em um saquinho de sanduíche para mantê-la aquecida."

A bebê foi chamada de Pixie – nome que significa "fada", em inglês – por causa de seu tamanho diminuto ao nascer. Agora, cinco meses depois, ela já pesa 3,4 kg.

"Ela está muito bem. É incrível, porque sequer conseguíamos imaginar este momento", diz Grant.

Bebês prematuros têm a pele muito fina, o que pode levar a uma perda letal de calor, de acordo com um divulgado na publicação científica americana .

O uso de sacos plásticos para evitar a hipotermia em bebês prematuros teve início em Zâmbia, no continente africano, onde médicos necessitavam de uma maneira barata de manter os bebês vivos.

TERRA COM BBC BRASIL

Tags:
Recomendado pelo Google: