header top bar

section content

Governador homologa decretos de situação de emergência em Uiraúna e Bernardino

O Governo do Estado publicou no Diário Oficial de domingo (3), os atos de homologação, assinados pelo governador, dos Decretos de Situação de Emergência nos municípios Uiraúna e Bernardino Batista. Já estão em situação de emergência também as cidades de Patos, Sousa, Catingueira, Poço Dantas, Santarém, Triunfo, Poço José de Moura e São João do […]

Por

05/05/2009 às 13h44

O Governo do Estado publicou no Diário Oficial de domingo (3), os atos de homologação, assinados pelo governador, dos Decretos de Situação de Emergência nos municípios Uiraúna e Bernardino Batista. Já estão em situação de emergência também as cidades de Patos, Sousa, Catingueira, Poço Dantas, Santarém, Triunfo, Poço José de Moura e São João do Rio do Peixe, totalizando agora dez municípios.

E no Diário Oficial do dia 1º de maio o prefeito de São Francisco, José Rofrants Lopes Casimiro, publicou decreto de situação de emergência. As chuvas provocaram prejuízos às culturas agrícolas, sobretudo feijão e milho. O Governo do Estado vai homologar a situação de emergência em São Francisco nos próximos dias. Também deverão ser publicados os decretos de Aparecida e Aroeiras. A cidade que apresenta o maior número de desabrigados é Patos com mais de 2.600, seguida de Sousa com mais de 1.600 pessoas.

A ajuda humanitária às famílias desabrigadas ou desalojadas consiste na distribuição de cestas básicas a cada quinze dias, e são ainda entregues colchões, kits de higiene. Equipes do PSF vacinam as pessoas como medida preventiva à doenças causadas pelas enchentes.

Nos decretos de homologação o Governo do Estado confirma que os atos oficiais de declaração de situação anormal estão de acordo com os critérios estabelecidos pelo Conselho Nacional de Defesa Civil. Os órgãos do Sistema Nacional de Defesa Civil (SINDEC), sediados no território paraibano, ficam autorizados a prestar apoio suplementar aos municípios afetados, através de prévia articulação com a Defesa Civil Estadual. Os decretos já estão em vigor e retroagem às datas dos decretos municipais.

O Governo do Estado mantém no Sertão há vários dias equipes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, e Secretaria da Saúde, assegurando total assistência aos atingidos por inundações e alagamentos.

Da Secom

Tags:
Recomendado pelo Google: